O tradicional Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela não ocorrerá em 2020, informou a Fundação Cultural de Canela, que organiza o evento. Inicialmente programado para outubro, o festival havia sido adiado para novembro, quando integraria a programação do Sonho de Natal. No entanto, com os desdobramentos da pandemia, a 32ª edição do evento acabou transferida para o primeiro semestre de 2021.
"Optamos por não fazer o Festival em 2020 porque a pandemia vem influenciando e cancelando outros vários eventos, além de estarmos com poucos recursos", explica a presidente da Fundação Cultural, Glenda Viezzer, em texto divulgado pelo evento.
Segundo ela, a verba que a prefeitura de Canela disponibilizou para a realização do festival foi repassada para o Sonho de Natal. “Temos consciência que o Sonho é o principal evento da cidade e precisa da maior visibilidade possível e como existe a possibilidade de fazer o Sonho sem aglomeração, não podemos deixar de apoiá-lo”, acrescenta Glenda.
A data da edição em 2021 ainda não está definida, assim como a programação. Para preencher a lacuna deixada pelo cancelamento do evento, a Fundação prepara um minidocumentário sobre o Festival de Bonecos. O material contará a trajetória do festival e será divulgado pelas redes sociais entre outubro e novembro deste ano.