Como é tendência recente, a nova peça musical concebida por Miguel Falabella tornou-se sucesso de público e crítica, concorrendo a diversas premiações. Pois o musical O Som e a Sílaba, que aborda de forma delicada e leve o tema do autismo, chega a Porto Alegre para três sessões: na sexta e no sábado, às 21h, e no domingo, às 19h, no Teatro Unisinos.
Escrito e dirigido por Falabella, a montagem tem atuações elogiadas de Alessandra Maestrini e Mirna Rubim como as personagens principais – respectivamente, uma mulher diagnosticada com autismo que precisa lidar com a morte dos pais e outra, professora de música, que está passando por um divórcio traumático. Na relação entre as duas figuras femininas é que se desenrola a trama do espetáculo.
— A chave do texto, bem como da interpretação, é a identificação. É escrever e atuar de dentro para fora, é rir com e não rir de. O segredo está em sabermos, mesmo por experiência própria, que todo mundo se sente ou já foi tratado como diferente ou incompreendido. A peça pode ter como fio condutor o autismo, mas fala sobre todos nós. Como tudo que Miguel escreve, seja para TV ou teatro, chega de forma fácil na gente porque parte de um senso de humor cúmplice, de situações facilmente reconhecíveis por todos – avalia em entrevista por e-mail Alessandra, parceira do diretor desde o humorístico televisivo Toma Lá Dá Cá, em que interpretou Bozena, personagem lembrada por ser de Pato Branco (PR).
Além da comicidade e do intenso drama da peça, há o aspecto musical: há um momento, por exemplo, em que Alessandra canta uma ópera sobre um picolé de manga. Repleta de árias e duetos, a peça aposta na capacidade da dupla em unir três aspectos centrais do teatro - graça, profundidade e interpretação.
— O espetáculo é muito gostoso e aproxima o público. É cheio de humor e ao mesmo tempo é extremamente delicado, poético e transformador – diz a atriz.
Serviço
O Som e a Sílaba
Quando: na sexta e no sábado, às 21h, e no domingo, às 19h
Onde: Teatro Unisinos (R. Boa Vista, s/n)
Ingressos: R$ 40, mediante doação de um litro de leite, e pode ser comprado online pelo site blueticket.com.br. Sócios do Clube do Assinante têm desconto de 50%.