Depois de dedicar edições à produção cênica negra e de matriz afro-brasileira (em março) e LGBT (em maio), o projeto Cenas Diversas promove, de hoje a quinta-feira, o Cena Acessível, com espetáculos, oficinas e um debate voltados à criação artística inclusiva. Entre os destaques, está a montagem Convite ao Olhar, da companhia catarinense Lápis de Seda (leia entrevista com a diretora Ana Luiza Ciscato).
Também figuram na programação trabalhos realizados em Porto Alegre, como Memória na Ponta dos Dedos, do grupo Signatores, que pesquisa a linguagem teatral da cultura surda, e o projeto Diversos Corpos Dançantes, que integra artistas com e sem deficiência. As atividades são gratuitas e ocorrem na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), em Porto Alegre. Jessé Oliveira, diretor da Casa e idealizador do Cenas Diversas, afirma que busca "trabalhos que aprofundem esteticamente as questões enfocadas e não sejam apenas uma abordagem temática":
– Creio que tanto público quanto artistas ainda possuem visões conservadoras em relação a este tipo de arte e de artistas que não seguem os padrões estéticos dominantes. Mas, ao mesmo tempo, tenho visto trabalhos tão bonitos e plasticamente bem elaborados que vão, aos poucos, superando os preconceitos históricos.
Oliveira destaca características em comum entre as três companhias, como o fato de desenvolverem trabalhos permanentes de pesquisa e incluírem pessoas com deficiência em seus trabalhos:
– A Cia. Lápis de Seda nos traz um trabalho que, apesar do tema, faz uma abordagem leve e humana. A Cia. Signatores propõe uma inversão interessante: o espetáculo é encenado em Libras e "traduzido" por um ator-narrador para o público ouvinte. Já Diversos Corpos Dançantes é um longo e permanente projeto em dança que envolve pessoas com ou sem deficiência, desenvolvido por Carla Vendramin.
Sobre as atividades formativas, Oliveira acrescenta:
– Faz parte da concepção artística da Casa de Cultura Mario Quintana, nesta gestão, oferecer a mais ampla gama de visões e que não fique apenas no produto cultural, mas que tenha desdobramentos reflexivos e pedagógicos.
PROGRAMAÇÃO
As atividades, todas gratuitas, ocorrem na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre (Andradas, 736).
Nesta terça-feira (25/7)
- Às 13h, na Travessa dos Cataventos: espetáculo Convite ao Olhar, da Cia. de Dança Lápis de Seda
- Às 20h30min, no Teatro Carlos Carvalho: espetáculo Memória na Ponta dos Dedos, do Grupo Signatores
Nesta quarta-feira (26/7)
- Das 9h às 10h30min, na Sala A2B2: oficina de audiodescrição na produção cultural, com Márcia Caspary
- Das 10h30min às 12h, na Sala Cecy Frank: oficina de Dança com o Grupo Diversos Corpos Dançantes. Inscrições: goo.gl/cg1Qu9
- Às 20h30min, no Teatro Carlos Carvalho: espetáculo Convite ao Olhar, da Cia. de Dança Lápis de Seda
Nesta quinta-feira (27/7)
- Às 18h, na Sala A2B2: debate com Adriana Somacal, Ana Luiza Ciscato, Márcia Caspary e Carla Vendramin. Inscrições: goo.gl/QgcXrJ
- Às 20h30min, no Teatro Carlos Carvalho: espetáculo Diversos Corpos Dançantes, do Grupo Diversos Corpos Dançantes