Foi divulgada nesta segunda-feira a lista dos indicados do primeiro semestre do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo. O músico gaúcho Arthur de Faria é uma das três indicações recebidas pela peça A tragédia latino-americana, que discute as heranças da colonização em nosso continente.
Faria concorre na categoria música e seus colegas Felipe Hirsch, na de direção, e Daniela Thomas, em cenário. A produção, dividida em duas partes – As cabeças e As carnes – expõe tragédias do povo latino-americano a partir de excertos de grandes escritores, como o chileno Roberto Bolaño e os brasileiros Samuel Rawet, Glauco Mattoso, Dôra Limeira, Lima Barreto, Marcelo Quintanilha e Reinaldo Moraes, que, muitas vezes, não têm o reconhecimento que merecem. Executada ao vivo, a trilha sonora conta com composições originais de Faria. A tragédia latino-americana ainda não foi apresentada no Estado.
Leia mais:
"Stranger things": por que a série da Netflix que homenageia os anos 1980 virou queridinha do público
Cachorro Grande lança "Electromod", single do novo disco
O espetáculo Cabras – cabeças que voam, cabeças que rolam, que retrata o universo do cangaço, também concorre em três categorias – figurino (Márcio Medina), iluminação (Aline Santini) e música (Dr. Morris). O espetáculo Playground concentra duas indicações nas categorias direção, de Marco Antonio Pâmio, e ator, por Mateus Monteiro. Ao lado, está a peça Dezuó, Breviário das águas, que concorre ao prêmio de melhor autor, por Rudinei Borges e pelo cenário de Telumi Hellen.
Em cada categoria, o vencedor recebe uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni e uma premiação individual de R$ 8 mil.
OS INDICADOS
Autor
Leonardo Cortez, por Sala dos professores
Rudinei Borges, por Dezuó, breviário das águas
Direção
Felipe Hirsh, por A tragédia latino-americana
Marco Antônio Pâmio, por Playground
Ator
Mateus Monteiro, por Playground
Pedro Vieira, por Eu tenho tudo
Atriz
Miriam Mehler, por Fora do mundo
Regiane Alves, por Para tão longo amor
Cenário
Daniela Thomas e Felipe Tassara, por A tragédia latino-americana
Telumi Hellen, por Dezuó, breviário das águas
Figurino
Gabriel Villela, por Rainhas do Orinoco
Márcio Medina, por Cabras – cabeças que voam, cabeças que rolam
Iluminação
Aline Santini, por Cabras – cabeças que voam, cabeças que rolam
Caetano Vilela, por As benevolentes
Música
Arthur de Faria, por A tragédia latino-americana
Dr. Morris, por Cabras – cabeças que voam, cabeças que rolam
Inovação
Centro Cultural São Paulo pelo estímulo à experimentação de novas formas cênicas, dramatúrgicas e de produção por meio do projeto "Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos"