O evento surgiu em 1973, com o nome de Festival de Inverno, e é realizado pela Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, em parceria com a prefeitura e com o apoio da Organização Internacional de Folclore e Arte Popular (IOV).
O festival oferece dança, música, artesanato, gastronomia e, principalmente, a integração entre culturas. Neste ano, participam 63 grupos, sendo sete internacionais, oito nacionais, 10 regionais e 38 locais. Entre as atrações, o público encontra grupos de danças folclóricas, bandinhas típicas, conjuntos de canto coral e outros gêneros de dança. Além das atrações regionais e nacionais, outros países como Índia, México, Chile, Paraguai, Argentina e Colômbia também estão sendo representados.
Com o slogan “A diversidade nos une e a cooperação nos fortalece”, nesta edição, o evento presta uma homenagem ao cooperativismo. A cidade é o berço do cooperativismo da América Latina, por ter sediado a primeira cooperativa de crédito em 1902 – por isso ostenta o título de "Capital Nacional do Cooperativismo". A temática foi definida pela Comissão Organizadora do evento para celebrar o aniversário de 120 anos do cooperativismo de crédito.
– Entendemos que essa é uma justa homenagem ao segmento cooperativista, que tanto contribuiu para desenvolver Nova Petrópolis ao longo de mais de um século. Assim como inúmeros exemplos, o próprio Festival Internacional de Folclore se beneficia muito dessa visão de negócios diferenciada, que sempre prioriza o fortalecimento da comunidade. E nunca é demais lembrar que estamos em um movimento de retomada e, em momentos assim, precisamos ainda mais de cooperação – afirma o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf.
● Confira a programação completa e todas as atrações do 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis acessando o site do evento
Em entrevista, o diretor de Cultura, Gilnei Mücke, fala sobre as expectativas para o Festival Internacional de Folclore e explica a importância do evento para o município.
O lema do evento é diversidade. De que forma o Festival traz esse aspecto para o público?
Nós procuramos trazer a maior diversidade possível, não somente no palco, mas em todas as atividades e grupos que nos visitam. O Festival tem literatura, danças e canto. Temos grupos de dança ucraniana, russa, italiana, gaúcha, uma diversidade enorme vai estar no palco.
As atrações da programação incluem as Noites Culturais, o 6º Encontro de Soberanas, o Sarau da Diversidade, o Baile Infantil, os Jogos Germânicos e os Jogos da Diversidade, as Panelas da Diversidade e as Mãos da Diversidade, a Feira da Diversidade, a Praça de Alimentação e a Caminhada da Diversidade.
Qual é o papel do Festival no propósito de preservar as tradições?
Se não tivéssemos o Festival, haveria a possibilidade de que os grupos de dança local terem menos força. Essa tradição é muito fomentada e impulsionada no município. As tradições e culturas são apresentadas para as crianças e eles vão se envolvendo na tradição das danças, então o Festival serve como uma vitrine para mostrar todo esse esforço. Esses grupos preservam a cultura da cidade e movimentam uma cadeia produtiva enorme.
Como o turismo do município se beneficia de eventos como o Festival?
Nova Petrópolis vem se consolidando como um destino no cenário nacional e o inverno já é uma dessas temporadas turísticas. O Festival contribui trazendo muitas pessoas que se hospedam não apenas na cidade, mas em toda a região. Por ser um evento de 18 dias, nós temos um público bastante elevado e isso movimenta todo o cenário financeiro da Serra.
Em relação ao público, qual é a estimativa para a 49ª edição?
No projeto, nossa estimativa era de 150 mil visitantes, mas ao analisar o retorno que tivemos das pessoas, provavelmente vamos exceder essa expectativa e receber em torno de 200 mil visitantes de forma presencial. O ano de 2021 era para ser um momento de retomada, no entanto o evento acabou sendo virtual e alcançou mais de 500 mil pessoas. Neste ano, vamos ter formato híbrido e transmitir pelo Facebook as atividades noturnas. Quem não puder comparecer, vai poder conferir o evento online.
Como está sendo a experiência de retomar o evento presencial?
Bem legal, recebemos diversas mensagens positivas de apoio. É muito bom poder oferecer o evento presencial, porque não tem comparação o fato de estar próximo dos dançarinos, interagir com outras pessoas, visitar os expositores, conferir nossa gastronomia e passear pela cidade. O virtual veio para ficar, mas como um complemento, pois o presencial é fundamental em eventos como esse.
● É possível acompanhar a transmissão dos eventos noturnos pela página do Facebook do Festival Internacional de Folclore
SERVIÇO
49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis
Quando – De 14 a 31 de Julho
Onde – Rua Quinze de Novembro - Praça Rui Barbosa (Rua Coberta)
Realização – Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e Prefeitura de Nova Petrópolis
Patrocínio – Sicredi Pioneira, Cooperativa Piá, Dakota, Fortbrain Alimentos, Gula Alimentos, Banrisul, Suibom, Corsan, Energias da Natureza, Fios Armani, Box Print, Cervejaria Edelbrau, Ecosul Energia Solar e Cervejaria Traum
Apoio – Ave Serra, Coopershoes, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, RBT Internet, Parque Aldeia do Imigrante e PD Eventos
Financiamento – Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul