O mês de setembro abriga as tradicionais comemorações da Guerra dos Farrapos, celebrada no dia 20, mas que acaba tomando conta dos 30 dias com Acampamento Farroupilha, Chama Crioula, desfiles e muito churrasco. Porém, muito além da revolta liderada por Bento Gonçalves e companhia, a data é usada para valorizar as tradições que fazem parte do dia a dia de milhares de gaúchos no Rio Grande do Sul e também fora dele.
Até o dia 22 de setembro, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, popularmente conhecido como Parque da Harmonia, abriga o Acampamento Farroupilha, tradição 100% gaúcha. O local fica tomado pelos tradicionais piquetes — como são chamadas as instalações temporárias construídas, na maioria, com tocos de madeira e usadas por CTGs, empresas e grupos de amigos durante as comemorações. A partir dessa segunda-feira (16), o evento entra na última semana e, em parceria com a Itaipava, pela primeira vez patrocinadora oficial do Acampamento Farroupilha, separamos atrações imperdíveis para quem ainda vai visitar o parque. Confira:
1- Curtir apresentações de dança tradicionalista
O Acampamento também é espaço para a cultura local. No palco principal, na sexta (19) e no sábado (20), a grande atração são os espetáculos de dança gaúcha. No dia 19, o Conjunto Musical de Danças Tradicionais e o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, grandes campeões do ENART (Encontro de Artes e Tradições Gaúchas) 2018, prometem emocionar o público dançando xote, fandango e a chula. Já no sábado, é a vez do CTG Imigrantes e Tradição, de Caxias do Sul, se apresentar.
2- Conferir o piquete da Itaipava
No coração do parque está instalado o piquete da Itaipava. Lá dentro, há um bar feito de caixas e decorado com itens de armazém. Outro destaque será um jogo de tampinhas, que leva como referência os costumes do Rio Grande do Sul, e, a cada cerveja, os visitantes terão uma nova chance de participar. Mesas coletivas estão espalhadas pelo salão e, durante as refeições e aos finais de semana, um músico tradicionalista gaúcho subirá ao palco para tocar canções típicas da região.
Além da cerveja Itaipava e do chimarrão, o espaço serve churrasco no sábado, no almoço e no jantar, e no almoço de domingo. Na segundas e na terça-feira, serão servidos petiscos, enquanto na quarta, quinta e sexta haverá um jantar no qual o público poderá escolher entre arroz carreteiro com mix de salada e galeto com massas caseiras. Tudo 100% gaúcho.
3- Acompanhar shows de música gaúcha
O vaneirão, a milonga e o chamamé são alguns dos ritmos que embalam os bailinhos e bailões que se multiplicam pelos piquetes. Dentro do próprio espaço da Itaipava, durante toda a semana, músicos vão se apresentar para o público trazendo canções tradicionais e também as mais modernas do universo gauchesco. Nessa segunda (16), quem sobe ao palco, às 16h, é o nativista Beto Mayer, cantando “Jaguatirica” e outros sucessos. Já na quinta (19) é a vez do Grupo Barbicacho mostrar o seu som de bom humor e raízes campeiras.
4- Saborear um belo churrasco com cerveja gelada
A qualquer hora do dia, quem adentra o Acampamento Farroupilha já é logo envolto pela fumaça e tem o olfato invadido pelo cheiro característico da carne assada. O churrasco é uma das tradições mais cultivadas pelos gaúchos, portanto, nada mais natural do que o aumento do consumo durante a Semana Farroupilha. A estimativa é de que, a cada edição, cerce de 50 toneladas de carne sejam consumidas no acampamento, entre costela, picanha, maminha, vazio, matambre e outras iguarias. O verdadeiro desafio aqui é escolher o que mais lhe apetece, mas sem esquecer que com uma Itaipava "trincando" tudo fica ainda melhor!