Questionar-se sobre o tempo ao lado dos filhos se tornou uma pauta comum na vida de muitas pais. Passeios e viagens têm sido algumas alternativas para fortalecer os laços e construir estas memórias.
Conforma indica a UNICEF, as experiências vividas na primeira infância são um fator importante para o desenvolvimento das crianças na vida adulta. É possível percebê-los através de um melhor desempenho escolar e profissional, assim como menos problemas de saúde e até um menor envolvimento com criminalidade e outros fenômenos sociais.
Uma forma de incentivar momentos em família é visitar ambientes lúdicos que unam pais e filhos para se divertirem juntos. Em conversa com a CEO da Vila da Mônica, Manoela Costa Moschem, ilustra sobre as possibilidades que o parque oferece para adultos e crianças de diferentes gerações.
Todos os ambientes da Vila da Mônica Gramado foram planejados para proporcionar diversão, segurança, saúde e bem-estar para toda a família, segundo ela. As atrações exploram habilidades cognitivas, motoras e comportamentais, que contribuem para o desenvolvimento das crianças.
— Esse aprendizado acontece em meio a brincadeiras e à muita diversão, proporcionando satisfação e bem-estar não apenas para os pequenos, mas também para os adultos — contextualiza.
Aproveitando para relembrar a sua infância nos anos 1980, a empresária comenta com carinho sobre sua origem humilde marcada por brincadeiras na rua, repletas de alegria e com pistas sobre o seu futuro no mundo do empreendedorismo, já que desde jovem utilizava as bolsas e sapatos de sua mãe para imaginar seu futuro como empresária.
— Eu tenho muitas memórias maravilhosas da minha infância. Como é importante dar ferramentas para as crianças, pois na infância a gente projeta sim o futuro que a gente deseja — conta a CEO do Vila da Mônica.
Atividades que criam memórias duradouras
Para que mais pessoas possam investir em momentos em família, a fundadora, Manoela Costa Moschem preparou algumas dicas para construir memórias em família no parque Vila da Mônica em Gramado. Confira abaixo.
1. Brincadeiras lúdicas e educativas: se envolva em atividades que incentivem o aprendizado e a diversão ao mesmo tempo. Por exemplo, simule situações em que todos possam participar, como aventuras interativas, que também podem educar sobre temas importantes. No parque, pais e avós podem brincar junto com seus filhos e netos, vivendo momentos únicos e inesquecíveis.
2. Atividades nostálgicas: adultos podem recriar momentos da infância, como ler gibis ou participar de brincadeiras clássicas. Isso pode ajudar a construir uma conexão emocional entre diferentes gerações.
— Esse retorno à infância e essa nostalgia permitem que os adultos brinquem junto com as crianças e se divirtam tanto quanto eles, o que gera lembranças de momentos de comunhão e diversão, além de estreitar os laços familiares — indica a CEO.
3. Criação de memórias através de experiências imersivas: Proporcione experiências que misturem diversão e aprendizado, como atrações que envolvam tecnologia e interatividade, criando um ambiente onde pais e filhos possam se conectar de maneira significativa. No cenário da Academia de Teatro, o público tem acesso a figurinos, penteados, maquiagem e manicure. Ao final da brincadeira, os visitantes podem tirar fotos, além de ter a opção de levar para casa os acessórios e figurinos utilizados.
4. Exploração ao Ar Livre e Jogos Físicos: Incentive momentos ao ar livre com atividades que promovam habilidades motoras e interação social, como parques temáticos que oferecem desafios físicos e aventuras seguras para todas as idades. O Corpo de Bombeiros também envolve e diverte toda a família, ao mesmo tempo em que educa sobre os cuidados necessários para evitar incêndios.
— O enredo da atração consiste no recrutamento de aspirantes a bombeiros do Bairro do Limoeiro, com orientação sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Durante o treinamento, os participantes recebem um chamado avisando sobre um foco de incêndio no Hotel Pet e são convocados para apagar o fogo — complementa Manoela.
5. Parque com acessibilidade: Contar com atividades que possuem segurança e inclusão é um dos diferenciais das brincadeiras no parque. Segundo Manoela, todo o ambiente conta com piso emborrachado e banheiros e bebedouros acessíveis.
— Como Empresa Amiga do Autista, termos recursos como cordão de identificação, abafadores de som, acesso à Sala Silenciosa e uma equipe treinada para atender as pessoas com deficiências visíveis e não visíveis. Ainda comercializamos lanches para os visitantes, incluindo frutas e sanduíches naturais — explica.
O horário de funcionamento da Vila da Mônica é bastante flexível, pois funciona todos os dias das 9h45 às 17h30 e fica na Rua Germano Boff, 611, junto ao bairro Carazal em Gramado.