O Dia do Gaúcho, celebrado em 20 de setembro, é uma data repleta de simbolismos e tradições que foram passadas de geração em geração. Seja no Acampamento Farroupilha ou em casa, desfrutando de um bom chimarrão em família, a data é uma oportunidade para relembrar a Revolução Farroupilha.
Em pesquisa realizada pela Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas com 200 piquetes, mais de 70% dos acampados indicaram ter interesse em montar seus piquetes a partir de agosto. Diante disso, os preparativos para concluir esta “façanha” já começaram e podem, inclusive, serem feitos dentro das cozinhas das famílias gaúchas.
O que é o Dia do Gaúcho?
O Dia do Gaúcho surgiu a partir da Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, que ocorreu entre 1835 e 1845. Organizada pela elite do estado, a revolta foi motivada, principalmente, pela insatisfação com a política fiscal do governo imperial do Brasil sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca), além de buscar maior autonomia econômica na região. Dessa forma, os lanceiros negros lutaram ao lado das tropas gaúchas para proclamar a República do Piratini.
Desde então, uma série de eventos são realizados todos os anos ao redor do estado em celebração ao Dia do Gaúcho. Nos holofotes destas homenagens estão o churrasco e o chimarrão — a comida chegou a ser intitulada como o prato típico do Rio Grande do Sul com a bebida, que foi considerada o símbolo do estado, conforme a lei 11.929/2003 — que estão presentes na vida da maioria dos gaúchos.
10 utensílios para comemorar a data
Para quem quer entrar no clima das comemorações, reunimos uma seleção de produtos disponíveis na Shopee e que são fundamentais para compor a cozinha tradicional gaúcha. Esses utensílios não apenas são úteis no dia a dia, mas também ajudam a manter vivas as tradições e o espírito festivo.
1. Kit de Chimarrão: antes de colocar a carne no fogo, preparar um mate parece uma boa escolha. Fundamental para qualquer gaúcho, o chimarrão é mais que uma bebida, é um símbolo de união e tradição. Lembre-se de escolher a tua erva de chimarrão favorita e levar tua cuia para te acompanhar no Dia do Gaúcho. Assim tu podes matear sozinho ou acompanhado.
2. Porta-espetos: esse item é realmente essencial para qualquer churrasqueiro. Ideal para os amantes de churrasco, o porta-espetos facilita o armazenamento e a organização dos utensílios, garantindo praticidade e segurança na hora de assar a carne. Se possível, antes do primeiro uso, higienize-o conforme orientações na embalagem.
3. Espetos de Churrasco: eles não são meros acessórios, e sim ferramentas importantes para que o churrasco seja feito da melhor forma possível. Essenciais para preparar o tradicional churrasco gaúcho, os espetos de qualidade fazem toda a diferença no sabor e na experiência. Se possível, guarde-os em um local seco e limpo para evitar o mofo.
4. Gamela: sirva as carnes, misture saladas ou prepare petiscos na gamela de madeira, que funciona, inclusive, como item de decoração. Com diferentes formatos e tamanhos, é possível que você encontre o utensílio rústico em churrascos gaúchos ao redor do Rio Grande do Sul.
5. Kit de Facas: quem busca praticidade e versatilidade pode investir em um kit de facas que será importante para servir uma boa refeição. Ele se torna indispensável para preparar diferentes cortes de carne e outros alimentos com precisão e facilidade. Há inúmeras opções: para cortar carne, frutas e até descascar legumes.
6. Pratos para churrasco: eles não poderiam faltar na composição da sua mesa de churrasco. Neles você servirá carnes, linguiças, legumes e outros aperitivos, bem como pratos típicos como a salada de maionese.
7. Tábua de Corte: um bom churrasco não se faz sem uma tábua para cortar os alimentos que saírem da churrasqueira. Algumas pessoas preferem petiscar as carnes ao invés de sentar-se na mesa, portanto, é comum que a tábua também circule pelo ambiente para servir os convidados. Não deixe de garantir a sua!
8. Canecas de Chopp: nada melhor do que um bom chopp para acompanhar o churrasco. As canecas de vidro são práticas e dão um toque especial na hora de servir. Se você quer receber seus convidados de forma elegante, apostar nesse utensílio pode ser uma boa opção, já que unem durabilidade com praticidade.
9. Taça de Sobremesa: sirva um sagu, uma ambrosia ou arroz de leite. Independentemente da preferência do seu paladar, o que não pode é faltar uma taça de sobremesa para encerrar a refeição em grande estilo.
10. Placa para a churrasqueira: Outra opção para personalizar o ambiente é incluir quadros e placas na cozinha. Se você quiser deixar seu espaço no clima do Dia do Gaúcho, aproveite para conhecer a placa ‘Cantinho do Churrasco’.