As férias de julho são um convite para conhecer mais o Rio Grande do Sul. As possibilidades de destinos são muitas, mas uma cidade da região da fronteira se destaca por sua diversidade, oferecendo roteiros que vão das compras até atividades culturais. Uruguaiana, localizada a mais de 600 quilômetros de Porto Alegre, ostenta alguns títulos importantes e que são responsáveis pelo aumento de turistas na cidade a cada ano.
Os apaixonados pela história do Estado vão encontrar um cenário propício para desvendar episódios marcantes, como a rendição da Guerra do Paraguai, que ocorreu no território do município, que também é palco da Califórnia da Canção Nativa, um dos mais tradicionais festivais dedicados à música nativista. Mesmo com a grande presença das tradições gaúchas, Uruguaiana tem espaço para outras manifestações culturais, como o carnaval. A cidade tem a terceira maior folia do Brasil, que acontece sempre fora de época e conta com a presença de nomes importantes das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo em seus desfiles.
Com o turismo em destaque, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) tem trabalhado cada vez mais na divulgação das empresas locais, atraindo visitantes não só de outros Estados, mas também de países vizinhos, como Uruguai e Argentina. Com um comércio que oferece produtos e serviços para todos os gostos e bolsos, Uruguaiana ainda conta com a oferta de importantes marcas mundiais em seus free shops, sendo considerada a capital nacional deste tipo de empreendimento.
– A CDL Uruguaiana tem atuado de maneira firme na divulgação das potencialidades do município, no Brasil e no Exterior, atraindo um público cada vez maior para as empresas locais. Aproveito para destacar que tanto nos free shops quanto no comércio local os preços são os menores praticados no Brasil e com uma qualidade incomparável – ressalta a presidente da CDL Uruguaiana, Mercedes Urquiza.
Com uma rede hoteleira em expansão e uma oferta de restaurantes com alta gastronomia e carnes da fronteira, a cidade também tem uma natureza privilegiada. O pôr-do-sol na orla do Rio Uruguai é considerado um dos mais belos do Estado. O município, um dos maiores produtores de arroz do Rio Grande do Sul, também tem ganho destaque na produção de vinhos, cervejas artesanais e queijos autorais.
Em entrevista, a presidente da CDL Uruguaiana, Mercedes Urquiza, destaca o trabalho junto aos empreendedores locais e o crescimento do turismo na cidade. Confira:
Um dos pontos de destaque do turismo de Uruguaiana são as compras, por conta da diversidade de produtos e também de free shops, que atraem visitantes não apenas do Estado, mas de todo o país. Como a CDL tem investido nesse setor junto aos empreendedores locais?
A CDL Uruguaiana tem trabalhado, ao longo dos seus 60 anos de atuação, na melhoria de condições para os empresários que aqui investem. Isso ocorre através de toda uma infraestrutura física, bem como com uma equipe especializada e um conjunto de dados que permitem ao empreendedor local ou àquele que deseja investir em Uruguaiana, informações precisas que auxiliam os investidores a tomarem decisões assertivas para terem êxito nos seus empreendimentos.
Também temos atuado de maneira firme na divulgação das potencialidades do município, no Brasil e no Exterior, atraindo um público cada vez maior para as empresas estabelecidas em Uruguaiana. Aproveito para destacar que tanto nas Lojas Francas (free shops), quanto no comércio local, os preços praticados são os menores do Brasil e com uma qualidade incomparável.
A gastronomia também é muito atrativa na cidade. Quais os destaques deste setor?
A culinária é algo que merece destaque em Uruguaiana. Com restaurantes voltados para alta gastronomia, que preparam pratos servidos com as mesmas técnicas dos melhores restaurantes europeus, bem como diversos estabelecimentos ligados à cultura platina e do pampa gaúcho.
Estão instaladas em nosso município churrascarias que servem o melhor da carne produzida na fronteira gaúcha, pratos com especiarias de carne de cordeiro, cortes de angus, bem como as parrillas, que são servidas em diversos estabelecimentos de nossa cidade.
Muitos viajantes com destino à Argentina e ao Uruguai escolhem Uruguaiana para ser parte do roteiro de viagem. Como a rede hoteleira se prepara para receber estes visitantes?
Ocorreu, nos últimos anos, uma profissionalização muito grande de nossos hotéis, bem como um aumento significativo no número de leitos, com criação de novas redes hoteleiras, bem como ampliação das já existentes. Porém, o destaque é pela qualidade. Hoje, os hotéis de Uruguaiana estão entre os que têm avaliações mais expressivas pelas plataformas de viagem, tal é o comprometimento que todos têm com o turista que vem à cidade.
A cena cultural de Uruguaiana é muito marcante, especialmente pela Califórnia da Canção Nativa, um dos mais tradicionais festivais de música do Estado, e também pelo carnaval fora de época. Que outros eventos e investimentos culturais merecem destaque na cidade?
Além da Califórnia da Canção Nativa, ícone da cultura musical de nosso Estado, e do carnaval fora de época, que se consolidou como um dos maiores carnavais de nosso país, devemos ainda destacar eventos culturais como Festival Internacional de Corais, que anualmente congrega grupos de corais vindos da Argentina, do Uruguai, do Chile, do Paraguai, da Bolívia e de outras cidade brasileiras, e também a Califórnia Petiça Internacional, que anualmente lança jovens com talentos diferenciados que se tornam grandes cantores no cenário musical brasileiro e internacional.