Versátil e prático, o finger food é o tipo de comida que se saboreia com as mãos, sem que seja necessário a utilização de pratos e talheres. Com incontáveis possibilidades de elaborar receitas deliciosas com carne bovina, de porco ou de frangos, por exemplo, muitos estabelecimentos têm ganhado adeptos pelo país.
Além desse modo de comer, os brasileiros demonstram um considerável apreço pelas carnes. Segundo números da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a produção em 2022 deverá crescer em até 5%, passando de 4,701 milhões de toneladas para um número entre 4,85 milhões e 4,95 milhões de toneladas.
Diante desse cenário, uma cidade gaúcha vem se consolidando como polo da proteína animal: Venâncio Aires. Uma forma de mostrar e celebrar essa produção, é a promoção do Festival Gastronômico e Cultural de Venâncio Aires, que, neste ano, vai para sua 2ª edição.
Além de destacar a gastronomia local, o evento valoriza os talentos do município, contando com a participação de grupos de dança, cantores e bandas. Aberto ao público, o festival acontece de 2 a 4 de dezembro no Parque do Chimarrão. Os horários de funcionamento ocorrem na sexta-feira, das 19h à meia-noite, e no sábado e no domingo, das 11h à meia-noite.
Segundo os organizadores do evento, a estimativa é a participação de mais de 12 mil pessoas. Confira abaixo os quatro motivos para desfrutar desse festival que une gastronomia e cultura.
1) Desfrutar uma alimentação com proteína animal
Os visitantes terão a oportunidade de experimentar uma diversidade de carnes de um dos maiores pólos de proteína animal do Rio Grande do Sul. Conforme destaca a coordenadora de marketing e eventos da Prefeitura Municipal, Daiana Nervo, Venâncio Aires possui 11 frigoríficos em atividade e contabiliza cerca de 7,3 mil propriedades rurais envolvidas com a produção primária.
2) Saborear uma diversificada gastronomia local
No modo finger food, os visitantes poderão conhecer vários bares, pubs, food trucks e restaurantes locais. É o que comenta a assessora Administrativa da Associação Festa Nacional do Chimarrão (Afenachim), Deizimara Ana de Souza.
Entre os pratos, estão entrevero na barca com polenta frita ou com batata frita, baguete campeira de carne bovina e de frango, xis alcatra acebolado, de frango ao molho de ervas e de carne de panela.
3) Curtir vários shows com artistas da cidade
O festival também valoriza os artistas de Venâncio Aires. A assessora Administrativa da Afenachim frisa que o público poderá conferir muita dança e música de diversos estilos, como pagode, sertanejo, pop e rock.
Na sexta-feira, a abertura será com a Orquestra de Venâncio Aires e, após, terá a discotecagem com Nairo Orlandi. Já no sábado, tem Marla Oliveira e Chimarock, um mini festival com as apresentações das bandas Dozeduro, Riffnaria, Mastodonte, sendo que, às 16h, tem a atração nacional Claus e Vanessa. Por fim, no domingo, ocorrem as apresentações do DTG Piazito da Tradição, Escola de Balé Pontinha dos Pés, Noredi e Banda, Festival de Danças Jeff Estúdio de Danças, Daiton e Cris e Banda Feitoria.
4) Comprar artesanatos exclusivos
Com toque todo exclusivo e artesanal, mais de dez expositores vão comercializar produtos feitos em crochê, biscuit, patchwork e madeira.
– Para entrar no clima de Natal, haverá vários itens natalinos para decoração – comenta Deizimara.
Confira todas as novidades e programação completa no Instagram do 2º Festival Gastronômico e Cultural de Venâncio Aires