A pompa e circunstância dos grandes palácios da monarquia de Napoleão 3º, na França, ocupam o imaginário de milhares de pessoas e seu império é tema recorrente de livros e filmes. No entanto, não é apenas a ficção que oferece uma viagem àquele período histórico. Em Gramado, o Hotel Colline de France – que será inaugurado em 15 de novembro – tem inspiração no segundo Império Francês, com direito a mobília esculpida à mão, peças raras e banheiros com acabamentos em mármore.
Ana Clara Grings Tomazi e o marido, Jonas Caliari Tomazi, são os responsáveis pelo empreendimento com ares de realeza. Ela conta que o hotel é resultado de um sonho de aproximar o casal e também de uma pesquisa do mercado local:
– Eu trabalhava como diretora de uma empresa calçadista e o Jonas era corretor de imóveis. Na minha função, acabava tendo que viajar muito e ficávamos muito tempo distantes, por isso nutrimos esse sonho de montar um negócio como sócios. Tínhamos o conhecimento do mercado do turismo e do “bem servir” e identificamos essa lacuna no segmento de luxo entre as hospedagens da cidade.
Outro ponto levantado pelos proprietários é de que Gramado exibe grande variedade de hotéis inspirados nas tradições alemãs e italianas, mas nenhuma grande hospedaria com moldes franceses. Além do evidente luxo nas acomodações – são 34 apartamentos divididos em cinco categorias diferentes, cada uma com decoração distinta e diferenciais como Smart TV 4K, lençóis 300 fios egípcios Trussardi e banheiro com piso aquecido – o Colline de France quer oportunizar aos hóspedes uma experiência multissensorial dentro da realidade histórica e cultural da França.
– O aroma do hall e dos quartos, a música nas dependências do hotel e a culinária serão também inspiradas na França. A essência foi desenvolvida com notas francesas exclusiva para o hotel feito pela empresa Santho Aroma. Um bistrô francês atenderá os clientes para as refeições, enquanto o café da manhã terá cardápio desenvolvido por uma consultoria especializada na confeitaria de pâtisserie – enumera Ana Clara.
Quem quiser fazer uma reserva pode acessar o site do hotel. Mas o futuro hóspede terá que esperar um pouco além da inauguração para conhecer as instalações. Para o dia 15, o local já está lotado.