O republicano Donald Trump foi eleito o 47º presidente dos Estados Unidos na madrugada desta quarta-feira (6). Na disputa contra Kamala Harris, somou 276 votos no colégio eleitoral, contra 219 dela. Apesar de ter maior destaque pela carreira política e empresarial, o bilionário conta com um breve histórico nos cinemas e na televisão.
Nas telas, interpretou a si mesmo em algumas ocasiões, contracenando com estrelas como Macaulay Culkin e Will Smith. Em 2004, ele ganhou um reality show intitulado The Apprentice. Transmitido pelo canal NBC, o programa apresentava um grupo de executivos que competiam por uma posição em uma de suas empresas.
Ele seguiu na atração até 2015, mas o programa contou com mais duas temporadas. No Brasil, a série ganhou a versão O Aprendiz, com Roberto Justus. A seguir, Zero Hora separou as principais participações de Donald Trump em programas de TV e filmes.
Esqueceram de Mim 2
Trump fez um cameo (pequena participação de um ator famoso ou celebridade) no clássico natalino Esqueceram de Mim (1992).
A sequência em que aparece se passa no Plaza Hotel, do qual já foi dono. Por alguns segundos, o presidente eleito dos EUA aparece instruindo Kevin McCallister (Macaulay Culkin) sobre como chegar à recepção do local.
Um Maluco no Pedaço
Ainda na década de 1990, o empresário participou da série Um Maluco no Pedaço (1990-1996). Mais uma vez interpretando a si mesmo, Trump aparece ao lado da segunda esposa, Marla Maples, interessado em comprar a mansão da família Banks.
Os Batutinhas
O nome do republicano também consta nos créditos finais de Os Batutinhas (1994). No filme, Trump interpreta o pai de um garoto rico que compete com os protagonistas em uma corrida de kart. Durante um telefonema, ele diz ao filho que ele é "o melhor filho que o dinheiro pode comprar".
Zoolander
Em 2001, o ricaço fez uma aparição surpresa no tapete vermelho de uma cena da comédia Zoolander, estrelada por Ben Stiller e Owen Wilson. Ao lado dele, estava a então namorada e atual esposa, Melania Trump.
The Apprentice
Trump foi o apresentador do reality durante 14 temporadas, até 2015. Atualmente, a produção dá título à cinebiografia do político. Estrelada por Sebastian Stan, a obra chegou aos cinemas brasileiros em 17 de outubro.