O cineasta David Lynch confirmou o diagnóstico de enfisema pulmonar, mas afirmou que não vai se aposentar. A informação foi publicada pelo próprio diretor no X (Twitter), na segunda-feira (5), após rumores de que ele iria interromper a carreira para o tratamento.
Lynch afirma que a doença é uma consequência do seu gosto por cigarros, mas que está há dois anos sem fumar.
"Passei por exames recentes e a boa notícia é que estou em excelente forma, exceto pelo enfisema. Estou cheio de felicidade e eu nunca vou me aposentar", frisou.
O diretor de Veludo Azul (1986) e Twin Peaks (1990-1991) afirmou que ama fumar, mas que sofreu as consequências pelos muitos anos de tabagismo e agradeceu a preocupação dos fãs. "Meu preço a ser pago foi o enfisema", avaliou.
O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa causada pelo tabagismo ou pela ingestão de toxinas presentes no ar poluído. Ela se caracteriza pela destruição do tecido dos pulmões, o que faz com que a pessoa não consiga respirar de forma eficiente.
O enfisema pulmonar não tem cura, mas quanto antes a pessoa descobrir a doença e eliminar o agente causador, seja parando de fumar ou deixando de trabalhar em local com risco de inalação de substâncias tóxicas, maiores as chances de recuperação.