As Branquelas é um dos casos raros de uma produção que faz mais sucesso no Brasil do que em seu próprio país de origem, os Estados Unidos. O longa-metragem chegou aos cinemas nacionais em 27 de agosto de 2004, mas ganhou popularidade, mesmo, ao chegar em home video, em DVD, tornando-se um fenômeno nas locadoras — e nas famosas banquinhas.
Um dos pontos que conquistaram essa legião de fãs por aqui foi a dublagem. As adaptações realizadas pelos artistas da tradução aproximaram o filme da realidade dos brasileiros. Quem não se lembra, por exemplo, quando a personagem Shaunice (Drew Sidora), no meio de uma briga generalizada ao final do filme, solta a icônica frase: "Isso aqui tá parecendo o Programa do Ratinho"?
Esse é só um dos diversos momentos que ficaram no imaginário do público brasileiro, que até hoje pede por uma continuação da icônica comédia — que já foi prometida pelos irmãos Wayans (mas, até agora, nada).
Enquanto um filme novo não chega, é possível assistir As Branquelas em diversos serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video, Max e Telecine.
Abaixo, relembre alguns dos momentos mais memoráveis do clássico estrelado por Marlon Wayans (Marcus Copeland/Tiffany Wilson) e Shawn Wayans (Kevin Copeland/Brittany Wilson).
Os melhores momentos de As Branquelas
A Thousand Miles
Impossível começar a lista sem colocar um dos grandes momentos do filme: Latrell Spencer (Terry Crews) interpretando o hit A Thousand Miles, de Vanessa Carlton.
A cena se dá após Tiffany Wilson (que, na verdade, é Marcus Copeland disfarçado) colocar a canção no rádio do carro de Latrell para o irritar, mas ela — na verdade, ele — se surpreende ao perceber que o grandalhão é um grande fã da música. O momento é tão marcante que a música se tornou sinônimo da cena.
Explosão no banheiro
Uma das primeiras interações dos policiais disfarçados com as amigas das gêmeas Wilson não termina bem. Em um coquetel, após Tiffany Wilson (Marcus disfarçado) ingerir alimento com lactose — substância a qual tem intolerância —, ele precisa correr para o banheiro.
Eis que as BFFs o acompanham e tentam fingir que nada está acontecendo — mas o barulho e os gritos da suposta socialite não deixam a situação passar desapercebida. Não tem como não rir.
Batalha de dança
Quando as amigas das irmãs Wilson estão em apuros em uma batalha de dança contra as irmãs Vandergeld, os policiais Marcus e Kevin entram em cena — disfarçados, é claro — e acabam com as vilãs entregando passos nunca imaginados para duas patricinhas. Icônico.
Chocolate branco
Uma das frases que entrou para o imaginário dos brasileiros foi a dita por Latrell na praia para a suposta Tiffany Wilson, logo após se colocar entre ela e o sol: "Calma, chocolate branco. Eu não quero que você derreta".
O personagem está obcecado pela gêmea Wilson — mesmo sendo um policial disfarçado — e essa foi mais uma tentativa de conquistar a jovem.
É uma Prada
Durante uma saída para as compras com as amigas, uma das irmãs Wilson, a Brittany — Kevin disfarçado —, tem a sua bolsa roubada. Ao perceber que o seu distintivo e a sua arma estavam dentro do acessório, ele sai correndo atrás do assaltante. E, então, enquanto está em perseguição, fala mais uma das frases icônicas do filme: "Você mexeu com a loira errada".
Após derrubar o ladrão, que fala que o item era "só uma bolsa", Brittany devolve outra declaração memorável do longa: "Não é só uma bolsa, é uma Prada".
Leite em pó
O primeiro encontro no filme entre as irmãs Vandergeld e as gêmeas Wilson (as falsas) é marcado por uma série de troca de ofensas. Em determinado momento, os xingamentos descambam para falar mal das mães umas das outras.
Eis que Tiffany Wilson (Marcus disfarçado) solta um: "Sua mãe é tão velha que sai leite em pó das tetas dela". O momento é um dos mais cômicos do filme e até hoje é uma frase popular nas redes sociais.
Loja de roupas
Enquanto estão em compras com as amigas, as gêmeas Wilson fake se metem em uma série de confusões. Enquanto Tiffany (Marcus disfarçado) precisa entrar em uma roupa muito menor do que o seu tamanho, Brittany (Kevin disfarçado) tenta lidar com uma das patricinhas que está tendo um pequeno problema de autoestima, dizendo aos berros frases como: "Oi, eu sou a Sally Celulite".