O Burro, um dos personagens mais amados da franquia Shrek, pode ter uma origem bastante sombria. Segundo uma teoria que vem repercutindo na internet, é possível que o fiel escudeiro do ogro tenha surgido na animação clássica de Pinóquio, lançada pela Disney em 1940, e passado por maus bocados até chegar ao universo da DreamWorks.
A teoria foi citada pela primeira vez por um usuário do Reddit – plataforma por meio da qual internautas discutem uma infinidade de tópicos com uma comunidade engajada – e se espalhou nas redes sociais. Ela defende que o Burro é, na verdade, a versão adulta de um dos meninos transformados em quadrúpedes no longa de Pinóquio.
A "transformação" ocorria na chamada Ilha dos Prazeres, para onde, no filme, eram levadas as crianças que não se comportavam ou tinham pouca inteligência.
Lá, os pequenos eram expostos e precisavam resistir a tentações das mais diversas — algumas delas bastante "politicamente incorretas", como o consumo de tabaco e a prática de jogos de azar. Aqueles que não resistissem eram transformados em burros e, depois, vendidos.
Na história, Pinóquio consegue escapar do destino sombrio, mas o mesmo não ocorre com o amigo dele, Espuleta, e outros meninos que estavam na Ilha dos Prazeres. Alguns fatores endossam a possibilidade de que o Burro seja uma dessas crianças ou, ainda, o próprio Espuleta.
O primeiro envolve a falta de explicação sobre o passado dele, nunca esmiuçado pela DreamWorks. Ao mesmo tempo, Shrek incorpora personagens de diversas fábulas, das princesas ao Gato de Botas, de modo que faria sentido o Burro também ter nascido em um conto de fadas conhecido pelo público - e, por que não, de Pinóquio?
Outro forte indício aparece no primeiro filme da franquia do ogro, quando o Burro é entregue por sua então tutora às autoridades do reino, que abrem uma verdadeira caçada contra criaturas mágicas. E quem está posicionado à frente dele na fila da captura? Ninguém menos que Pinóquio.
Na cena em questão, o Burro fica completamente apático ao ver o boneco-menino sendo colocado em uma jaula, como se aquilo o fizesse lembrar de algo que os dois já haviam vivido.
Por fim, há, ainda, o comportamento um tanto quanto estranho do personagem, que costuma falar coisas que parecem não fazer sentido na vida de um animal. Um exemplo está em Shrek Terceiro, quando Burro desabafa com o Gato de Botas sobre ter sofrido bullying de garotos que "puxavam a sua cueca". Só que burros não utilizam cuecas.
Apesar das especulações, a DreamWorks nunca confirmou se o Burro tem mesmo origem em Pinóquio - mas também nunca desmentiu. A resposta pode vir em breve, no filme derivado em que o personagem será o protagonista. A produção foi confirmada recentemente por Eddie Murphy, dublador original do amigo de Shrek.