Ator e diretor Paulo César Pereio é velado no Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira (14). O artista morreu aos 83 anos no Hospital Casa São Bernardo. Ele enfrentava uma doença hepática grave. A despedida ocorre no cinema Estação Net Rio, no Rio de Janeiro desde as 10h e deve se estender até as 15h. O sepultamento será no Cemitério São João Batista, também na capital fluminense, às 16h30min.
Entre os presentes compareceram os filhos do ator, João e Thomaz, frutos do casamento com a atriz e apresentadora Cissa Guimarães. Em conversa com o g1, eles falaram sobre as memórias e o legado do pai.
— Meu pai representou um homem incrível, meu primeiro amigo, eu diria… desde sempre. Um parceiro. Sempre me ensinou através da própria experiência, da maneira de viver dele, coisas raríssimas — refletiu Thomaz — Meu pai é uma pessoa que eu tenho muitas lembranças incríveis e vou levar ele sempre comigo, onde quer que seja.
Para João, que também é ator, o pai era uma pessoa muito amorosa e complexa:
— Eu sempre uso a palavra pra ele que é "idiossincrátic". Meu pai era uma pessoa que você nunca podia colocar ele em uma caixinha. Ele era muito presente na minha vida, nunca deixou dúvidas sobre o amor dele por mim.
Paulo César Campos Velho nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, e participou de mais de 60 filmes. Ele trabalhou em projetos como Bang Bang e Vai Trabalhar, Vagabundo! e colaborou com os cineastas Glauber Rocha, Hector Babenco, Arnaldo Jabor, Hugo Carvana e Ruy Guerra.