O remake de um dos clássicos do cinema de ação da década de 1980 chega ao Amazon Prime Video nesta quinta-feira (21). A nova versão de Matador de Aluguel (1989) conta com Jake Gyllenhaal no papel que uma vez foi de Patrick Swayze (Dirty Dancing - Ritmo Quente) e promete modernizar a trama.
Com grandes filmes no currículo, como O Segredo de Brokeback Mountain (2005) e Os Suspeitos (2013), Jake Gyllenhaal tem optado por projetos menos densos recentemente. Na nova produção, diferentemente de Swayze, Gyllenhaal vive um lutador de UFC que aceita um bico como segurança de bar. No entanto, ao longo da história, ele percebe que seu trabalho também envolve enfrentar mafiosos perigosos.
— Eu estava com vontade de me divertir bastante — revelou o artista ao Estadão. — Eu e o diretor, Doug Liman, que é meu amigo há mais de 15 anos, queríamos trabalhar juntos há muito tempo, mas nunca deu certo. Até que ele mencionou que tinha essa reimaginação de Matador de Aluguel e disse: "Isso parece uma loucura, vamos fazer". Reimaginar esse mundo seria divertido para o público e para mim.
Gyllhenhaal, que pela segunda vez interpreta um lutador nos cinemas (a primeira foi em Nocaute, de 2015, no qual viveu um boxeador rumo ao título), também conta que só assistiu ao filme original na adolescência.
— Lembro de ver coisas do filme quando era criança, como o cartaz e trechos na televisão, mas não vi o filme até ser adolescente — relembrou. — Sempre fui um grande fã de Patrick Swayze. Assisti a Caçadores de Emoção (1991) centenas de vezes, assim como Dirty Dancing (1987) e Ghost (1990). Também trabalhei com ele em Donnie Darko (2001). Então, ele era um amigo do trabalho.
Desafiado pela tentativa de realizar uma transição entre a linguagem cinematográfica dos anos 1980 e a atual, o longa traz algumas mudanças bastante significativas no tom e na própria história, anteriormente dirigida por Rowdy Herrington. Em uma mistura de comédia e pancadaria, a produção conta até mesmo Conor McGregor, lutador de MMA que faz sua estreia nos cinemas.
Também estão no elenco Billy Magnussen (007: Sem Tempo Para Morrer), Daniela Melchior (O Esquadrão Suicida), Lukas Gage (The White Lotus) e Arturo Castro (Broad City). A direção do projeto é de Doug Liman, de Sr. e Sra. Smith (2005), enquanto o roteiro é assinado por Anthony Bagarozzi e Charles Mondry.
Processo pelo uso de IA
R. Lance Hill, roteirista da versão original de Matador de Aluguel, está processando a MGM Studios, braço da Amazon, por usar Inteligência Artificial (IA) na nova versão do longa.
Segundo informações da Variety, a empresa utilizou IA para replicar as vozes dos atores do primeiro filme na nova versão durante a greve dos atores de Hollywood. Vale ressaltar que uma das reivindicações dos artistas era justamente a regulamentação do uso de IA nos filmes e séries, o que foi acatado pelos estúdios.
Hill também alega que a Amazon continuou filmando após o contrato de cessão de direitos autorais, que pertenciam a ele, expirar. Na ação, o roteirista pede que a distribuição do filme seja bloqueada.