A responsável por cuidar e fornecer as armas do set do filme Rust (2023), Hannah Gutierrez-Red, foi considerada culpada pela morte de Halyna Hutchins. A condenação é por homicídio culposo e foi divulgada pelo tribunal do Novo México, Estados Unidos, nesta quarta-feira (6). Hannah poderá pegar até 18 meses de prisão.
A diretoria de fotografia faleceu em outubro de 2021, atingida por um tiro disparado pelo ator Alec Baldwin durante as filmagens do filme. O ator segurava a arma, mas afirma não ter puxado o gatilho. Ele também é acusado por homicídio culposo.
Conforme os promotores, a arma que matou a diretora estava carregada com munição real, não cenográfica. Eles avaliaram que a armeira agiu com negligência em não ter tomado os devidos cuidados com o local em que armazenou as armas e munições.
Baldwin também é acusado
Baldwin, que portava o revólver no momento do incidente, foi acusado no ano passado de homicídio culposo, mas a promotoria retirou as acusações em abril, argumentando que haviam surgido "novos fatos" que demandavam "mais investigação e análises forenses".
Em janeiro, depois que um grande júri concluiu que havia uma causa provável contra ele, foi indiciado novamente sob a mesma acusação. Baldwin, diretor e produtor do filme, reiterou que não acionou a arma e que a segurança no local das filmagens deve ser de responsabilidade dos profissionais contratados para isso e não dos atores.
Se for considerado culpado, o ator, que está livre sob fiança, também pode enfrentar até 18 meses de prisão. A data de início do seu julgamento ainda não foi definida.