Uma das favoritas para levar a estatueta de melhor atriz no Oscar 2024 por seu trabalho em Pobres Criaturas (2023), a atriz Emma Stone causou polêmica em razão de uma declaração feita em entrevista à revista Variety, publicada na quarta-feira (21). Ao falar sobre sua personagem no filme, Bella Baxter, Emma disse que considera a ansiedade uma "condição egoísta".
Na conversa com o diretor Yorhgos Lanthimos, ela destacou a forma como o longa-metragem aborda a questão de viver sem obedecer a comportamentos sociais preestabelecidos.
— Acho que é por isso que eu era tão louca por ela. É a ideia de não conviver com esse autojulgamento ou vergonha, como você diz, ou com os contratos sociais que você fez quando criança enquanto crescia. E parte da natureza da ansiedade é que você está sempre se observando. De certa forma, é horrível dizer isso, é uma condição muito egoísta de se ter. Não quero insultar outras pessoas com ansiedade, eu ainda tenho (ansiedade), mas é porque você está pensando muito em si mesmo — disse ela.
— Você está pensando: "O que vai acontecer comigo? O que eu disse? O que eu fiz?". Enquanto a maneira de Bella abordar o mundo é apenas uma questão de experiência. É apenas sobre como ela se sente sobre as coisas — explicou.
Nas redes sociais, parte do público não gostou da comparação feita pela artista. "Emma Stone disse que a ansiedade é 'uma condição muito egoísta de se ter' porque significa que 'você está pensando muito em si mesmo'. Minha ansiedade geralmente é a preocupação com coisas que acontecem aos meus entes queridos. Raramente me preocupo comigo mesmo. Alguém mais?", escreveu um usuário no X (antigo Twitter).
"Sempre. Eu gosto da Emma Stone, mas essa é uma abordagem cruel sobre a ansiedade. Infeliz", concordou outro. "Mais uma prova de que as celebridades 'Hollyweird' não deveriam falar sobre coisas para as quais não estão qualificadas", alfinetou mais um terceiro.