Martin Scorsese poderá ser visto nas telas do cinema em breve — e não interpretando ele mesmo. O premiado diretor terá um papel pequeno, "mas poderoso", no novo filme de Julian Schnabel, In the Hands of Dante (Nas Mãos de Dante, na tradução livre), informou com exclusividade a revista Variety nesta terça-feira (20).
Ele será um "sábio idoso" que influencia Dante Alighieri enquanto o filósofo e poeta escreve A Divina Comédia.
Não é a primeira vez que Scorsese compõe o elenco de um longa: ele já atuou em muitos de seus próprios filmes e também de outros diretores. Esse, entretanto, deve ser um dos papéis mais importantes de sua carreira.
— Ele é extraordinário no filme — disse Schnabel à Variety, chamando o papel de Scorsese de "brilhante e importante".
— Você não consegue tirar os olhos dele — acrescentou o diretor, que atualmente está editando o filme em Nova York, nos Estados Unidos.
Duas outras pessoas que assistiram às filmagens de In the Hand of Dante também ficaram "impressionadas com a intensidade da atuação" de Scorsese, diz a publicação.
In the Hands of Dante é baseado no livro homônimo de Nick Tosches publicado em 2002, que gira em torno de um manuscrito do poema A Divina Comédia, de Dante Alighieri, encontrado na biblioteca do Vaticano. Além de Scorsese, o elenco do filme também conta com estrelas como Oscar Isaac, Gal Gadot, Jason Momoa, Gerard Butler e Al Pacino.
Com a divulgação dos nomes que concorrem ao Oscar, Martin Scorsese tornou-se o cineasta vivo com mais indicações ao prêmio de melhor diretor, totalizando 10 em 2024. Nesse ano, ele disputa a estatueta com o filme Assassinos da Lua das Flores (2023).