O Sindicato de Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) anunciou nesta quarta-feira (8) que chegou a um acordo preliminar com os estúdios para encerrar a greve que paralisou a indústria do entretenimento nos Estados Unidos por quase quatro meses. De acordo com a entidade, a paralisação se encerra oficialmente à 0h01 desta quinta-feira (9).
"Em uma votação unânime nesta tarde, o Comitê de Cinema e Televisão do SAG-AFTRA aprovou um acordo preliminar com a Associação de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) para encerrar os 118 dias de greve", informou o sindicato em um breve comunicado. "A greve oficialmente terminará às 12h01 do dia 9 de novembro", acrescentou o texto.
O sindicato informou que apresentará o acordo preliminar à sua liderança nacional nesta sexta-feira (10) para "revisão e consideração". Depois disso, fornecerá mais detalhes.
Em julho, os atores de Hollywood haviam abandonado os sets de filmagem exigindo melhorias contratuais, como aumentos salariais e proteções contra o uso de inteligência artificial na indústria. Nas últimas duas semanas, as negociações entre as partes ocorreram quase diariamente.
Em algumas ocasiões, os CEOs dos estúdios como Disney, Netflix, Warner Bros. e Universal pessoalmente participaram das negociações à medida que a pressão por um acordo aumentava.
Devido à duração da greve, os estúdios já enfrentam problemas em seus cronogramas de lançamentos para os próximos anos, enquanto muitos atores foram obrigados a procurar outros empregos para pagar as contas, e até mesmo abandonar a profissão. O SAG-AFTRA representa 160 mil artistas, desde estrelas de cinema e televisão até figurantes.
Veja o comunicado do SAG-AFTRA publicado no site:
Estamos entusiasmados e orgulhosos em informar que hoje o Comitê de Negociação de TV/Teatro votou por unanimidade pela aprovação de um acordo provisório com a AMPTP. A partir das 0h01min do dia 9 de novembro, nossa greve termina oficialmente e todos os locais de piquete serão suspensos. Entraremos em contato nos próximos dias com informações sobre encontros comemorativos em todo o país.
Num contrato avaliado em mais de um bilhão de dólares, alcançamos um acordo de âmbito extraordinário que inclui aumentos de remuneração mínima "acima do padrão", disposições sem precedentes para consentimento e compensação que protegerão os membros da ameaça da IA e, pela primeira vez, estabelecendo um bônus de participação em streaming. Nossos limites de Pensões e Saúde foram substancialmente aumentados, o que trará um valor muito necessário aos nossos planos. Além disso, o acordo inclui inúmeras melhorias para diversas categorias, incluindo aumentos de remuneração descomunais para artistas anteriores e disposições contratuais críticas que protegem diversas comunidades.
Chegamos a um contrato que permitirá aos membros do SAG-AFTRA de todas as categorias construir carreiras sustentáveis. Muitos milhares de artistas, agora e no futuro, beneficiarão deste trabalho.
Detalhes completos do acordo não serão fornecidos até que o acordo provisório seja revisto pelo Conselho Nacional da SAG-AFTRA.
Agradecemos também aos nossos irmãos sindicalizados – os trabalhadores que impulsionam esta indústria – pelos sacrifícios que fizeram enquanto apoiavam a nossa greve e a do Writers Guild of America. Estamos juntos em solidariedade e estaremos ao seu lado quando você precisar de nós.
Obrigado a todos pela dedicação, comprometimento e solidariedade ao longo desta greve. É por sua causa que essas melhorias se tornaram possíveis.