O Troféu Cidade de Gramado foi entregue na noite desta quinta-feira (17), no palco do Palácio dos Festivais, a Ingrid Guimarães, atriz presente em seis dos maiores sucessos de bilheteria do cinema nacional no século 21. O currículo da goiana de 51 anos inclui as comédias De Pernas pro Ar 2 (2012), com 4,8 milhões de espectadores; Minha Mãe É uma Peça: O Filme (2013), com 4,5 milhões; Loucas pra Casar (2015), com 3,7 milhões; De Pernas pro Ar 3 (2019), com 3,5 milhões; De Pernas pro Ar (2010), também com 3,5 milhões; e Fala Sério, Mãe! (2017), com 3 milhões.
Após receber sua homenagem no 51° Festival de Cinema de Gramado, das mãos do prefeito do município, Nestor Tissot, Ingrid deu uns passinhos de dança antes de chegar ao púlpito. O Troféu Cidade de Gramado é um reconhecimento destinado a artistas pela contribuição ao audiovisual nacional.
— As atrizes de comédia não costumam receber muitos prêmios — comentou. — Achei muito chique ser homenageada no meu primeiro Festival de Gramado. E com um prêmio pela carreira no cinema. Esse prêmio é para todo o cinema popular brasileiro — festejou.
Ingrid lembrou que começou a estrelar filmes muito tarde.
— Eu já tinha 20 anos de carreira. Só comecei porque a Glória Pires não quis fazer De Pernas pro Ar. Brigado, Glória! - brincou. — Sou louca pelo set, pelo trabalho em equipe, pela emoção de ver uma plateia rindo.
Por fim, fez um apelo ao governo federal e ao Congresso:
— Queria muito mesmo que a gente aproveitasse esse lugar de fala que temos para pedir: por favor, assinem a cota de telas (política que determina um mínimo de tempo para a exibição de filmes brasileiros, com dias e horários fixados pelo poder público). Não adianta fazermos filmes bons se nos colocarem só às quatro da tarde.