O primeiro fim de semana do 51º Festival de Cinema de Gramado reuniu diversas estrelas de cinema no tapete vermelho. O evento começou na última sexta-feira (11), na serra gaúcha. Os artistas passaram pelo local para apresentar seus projetos e prestigiar os títulos selecionados para a programação.
Neste domingo (13), os veteranos Louise Cardoso e Antonio Pitanga foram clicados juntos nos bastidores. A dupla faz parte do elenco de Tia Virgínia, que tem Vera Holtz como protagonista — a artista chegou no fim da tarde ao evento para prestigiar a exibição do longa. Esbanjando simpatia, ela foi eternizada na Calçada da Fama.
No sábado (12), a ministra da Cultura Margareth Menezes esteve na cerimônia de abertura, e subiu ao palco para discursar sobre a importância do evento. Na mesma noite, Isis Valverde participou do evento para o lançamento do filme Angela, dirigido por Hugo Prata, do qual é protagonista — a atriz ainda deixou a sua marca na Calçada da Fama de Gramado.
Antes, o diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho participou do lançamento do seu mais novo projeto, Retratos Fantasmas, filme de abertura do evento, exibido fora de competição (leia a crítica de Ticiano Osório). Léa Garcia, homenageada neste ano com o troféu Oscarito, também esteve no Palácio dos Festivais na noite de sábado.
Um dos curadores do Festival de Cinema de Gramado deste ano, o ator Caio Blat esteve presente durante todo o primeiro fim de semana do evento, conferindo de perto o resultado do seu trabalho. Já a atriz Leticia Colin marcou presença ainda no primeiro dia da atração, uma vez que é madrinha do projeto Educavideo, que teve a sua exibição na sexta.
Nos próximos dias, o 51º Festival de Cinema de Gramado ainda deve receber nomes como Laura Cardoso, Ingrid Guimarães, Marcos Palmeira, Ailton Graça e Alice Braga. O evento segue até o próximo sábado (19), quando serão entregues os kikitos aos vencedores da edição.