O filme Anatomie D'une Chute, da diretora francesa Justine Triet, foi o grande vencedor do 76º Festival de Cannes. O longa recebeu a Palma de Ouro na tarde deste sábado (27), na França.
Anatomie D'une Chute gira em torno de uma mulher acusada pelo assassinato de seu marido em um chalé nos alpes franceses. A alemã Sandra Hller, que surpreendeu Cannes em 2016 com Toni Erdmann, é a protagonista em uma elogiada atuação, mas que não lhe rendeu o prêmio de melhor atriz em Cannes — ficou com a turca Merve Dizdar, de Kuru Otlar Ustune. Sandra teve uma participação dupla em Cannes, já que trabalhou também em The Zone of Interest, do britânico Jonathan Glazer, vencedor do Grande Prêmio de Cannes.
Foi a terceira vez que Cannes consagrou uma diretora com a Palma de Ouro. Antes de Justine, apenas Jane Campion (O Piano, 1993) e Julia Ducournau (Titanium, 2021) receberam a Palma de Ouro. Aos 44 anos, a cineasta realizou quatro filmes, todos eles retratos de mulheres, oscilando entre o drama e a comédia.
Ao longo de quase duas semanas, Cannes foi uma janela privilegiada para o cinema mundial, com 21 obras em disputa pela Palma de Ouro. O festival também foi palco do desfile de toda uma geração de astros que vão dizendo adeus, como Ken Loach, Marco Bellocchio e Martin Scorsese.
O diretor brasileiro Karim Aïnouz, que exibiu seu filme Firebrand, gravado no Reino Unido e falado na língua inglesa, estava na disputa pela Palma de Ouro pela primeira vez, apesar de já ter participado do festival de Cannes em outras ocasiões. O longa acabou não recebendo nenhum prêmio.
Lista de vencedores do Festival de Cannes 2023
Palma de Ouro: Anatomie Dune Chute, de Justine Triet
Grand Prix: The Zone of Interest, de Jonathan Glazer
Melhor Diretor: Tran Anh Hùng, de La Passion de Dodin Bouffant
Melhor Ator: Koji Yakusho, por seu papel em Perfect Days, de Wim Wenders
Melhor Atriz: Merve Dizdar, por seu papel em Kuru Otlar Ustune (About Dry Glasses), de Nuri Bilge Ceylan
Prêmio do Júri: Kuolleett Lehder (Fallen Leaves), de Aki Kaurismäki
Melhor Roteiro: Sakamoto Yuji, por seu trabalho em Kaibutsu (Monster), de Kore-Eda Hirokazu
Palma de Ouro de Curta-metragem: 27, de Flóra Anna Buda
Menção Especial (curta-metragem): Fár, de Gunnur Martinsdóttir Schlter
Câmera de Ouro: Bên Trong Vo Ken Vang (Inside the Yellow Cocoon Shell), de Thien An Pham