Em entrevista ao canal da revista masculina GQ no YouTube, o cineasta James Cameron, 68 anos, contou que esteve a ponto de desistir de escalar Leonardo DiCaprio para o papel principal do sucesso Titanic (1997).
Depois que o ator foi aprovado nas primeiras provas para interpretar Jack Dawson, Cameron afirmou que decidiu testar a química dele com Kate Winslet, que já estava escalada para viver Rose, e marcou uma reunião entre os dois. No entanto, DiCaprio pensou que o encontro seria apenas para eles serem apresentadores e mostrou-se incomodado ao saber que teria de fazer um novo teste.
— Ele disse: "Você quer dizer que eu vou ler (o roteiro)?" Eu respondi: "Sim." Ele falou: "Ah, eu não vou ler." Então apertei a mão dele e disse: "Obrigado por ter vindo" — relatou. — Ele falou: "Espere, espere... Se eu não ler, eu não consigo o papel? É desse jeito mesmo?" E eu disse: "Vamos lá... Este é um filme gigante que vai tomar dois anos da minha vida, e você vai fazer outras cinco coisas enquanto eu estiver fazendo a pós-produção. Então, eu não vou estragar tudo tomando a decisão errada no elenco. Por isso, ou você lê, ou não vai conseguir o papel."
DiCaprio, então, aceitou fazer o teste:
— Ele entrou para filmar, e cada parte de seu ser estava tão negativa... Até eu dizer: "Aação!" Daí ele se transformou em Jack. Kate apenas se iluminou, e eles fizeram a cena. Nuvens escuras se abriram, e um raio de sol desceu e iluminou Jack. Eu fiquei tipo: "É isso aí, ele é o cara."