Morreu nesta sexta-feira (14), Robbie Coltrane, aos 72 anos. O ator, que deu vida ao icônico personagem Hagrid, de Harry Potter, faleceu em um hospital perto de sua casa em Larbert, na Escócia. Até o momento, não se sabe qual doença o teria acometido.
A agente do artista confirmou a informação ao site Deadline. Segundo o portal, Coltrane batalhava contra problemas de saúde há cerca de dois anos.
"Para mim, pessoalmente, vou me lembrar dele como um cliente leal. Além de ser um ator maravilhoso, ele era inteligente, brilhantemente espirituoso. Após 40 anos orgulhosamente sendo chamada de sua agente, sentirei muito a falta dele", afirmou Belinda Wright, que ainda pediu privacidade para a família nesse momento.
Além de Harry Portter, o ator também atuou em filmes de James Bond (007 Contra GoldenEye e 007 — O Mundo Não é o Bastante) e Cracker. Com esse último, venceu três prêmios Bafta, por três anos consecutivos (de 1994 a 1996), de melhor ator pelo personagem Fitz. Coltrane também foi indicado na premiação por seu trabalho no drama National Treasure e na série Tutti Frutti.
O trabalho mais recente do ator foi na série Urban Myths, na qual interpretou o cineasta Orson Welles, em participações especiais em 2019 e 2020.
A autora dos livros de Harry Potter, J.K. Rowling lamentou a morte do ator em suas redes sociais: "Nunca vou conhecer alguém como Robbie. Ele era um talento incrível, e fui afortunada por conhecê-lo, trabalhar e gargalhar com ele. Envio todo meu amor e as mais profundas condolências para seus familiares."