"Ele nunca falha em aquecer meu coração, deixar um sorriso no meu rosto e um desespero existencial na minha alma", diz o comentário mais curtido no vídeo de uma recente entrevista do cineasta alemão Werner Herzog ao apresentador norte-americano Stephen Colbert, publicada em junho deste ano.
É uma boa síntese da obra do diretor e roteirista, nascido em 5 de setembro de 1942 na cidade de Munique, que completa 80 anos nesta segunda-feira (5). Considerado um dos maiores cineastas do mundo, Herzog é reconhecido não apenas pela voz inconfundível, mas também por abordar questões existenciais em meios às jornadas mais improváveis, com seus filmes e documentários explorando desde vulcões e cavernas pré-históricas até empresas de tecnologia.
Apesar da filmografia expressiva (são dezenas de obras lançadas desde o início de sua carreira nos anos 1960), há poucos filmes de Herzog atualmente disponíveis para streaming no Brasil — mas eles não são inexistentes. A seguir, confira oito opções, entre produções documentais e de ficção, e onde assisti-las.
Espaço
Um dos mais recentes trabalhos do diretor, o documentário Fireball: Mitos, Cometas e Meteoros (Fireball: Visitors from Darker Worlds), de 2020, aborda como estrelas cadentes, meteoritos e impactos na Terra despertaram o fascínio dos humanos por outros mundos. Codirigido pelo vulcanologista Clive Oppenheimer, originalmente introduzido por Herzog ao grande público em Encontros no Fim do Mundo (2007). Disponível na Apple TV+.
Inferno
Também com participação de Oppenheimer, o documentário Visita ao Inferno (Into the Inferno), de 2016, acompanha as visitas de Herzog a diversos vulcões em atividade ao redor do mundo e às comunidades ao redor deles. Parte do catálogo da Netflix.
Internet
Já no documentário Eis os Delírios do Mundo Conectado (LO and Behold, Reveries of the Connected World), também de 2016, o diretor alemão investiga os diferentes impactos da tecnologia (e especificamente da internet) nas relações humanas e no futuro da humanidade. Atualmente em cartaz no Mubi.
Deserto
Com Gael García Bernal, o suspense Deserto em Fogo (Salt and Fire), de 2016, traz um cientista que precisa trabalhar ao lado de um executivo responsável por um desastre ecológico, para evitar uma catástrofe ainda maior quando um vulcão entra em erupção. Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e do Telecine (via Globoplay).
Caverna
Em A Caverna dos Sonhos Esquecidos (Cave of Forgotten Dreams), de 2010, disponível para assinantes do Mubi, Herzog mergulha 30 mil anos no passado, explorando as mais antigas pinturas rupestres conhecidas, localizadas na caverna de Chauvet, na França.
Vício
Estrelado por Nicolas Cage, o drama Vício Frenético (Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans), de 2010, acompanha um detetive viciado em drogas e jogo em Nova Orleans. Atualmente na plataforma Paramount+ e no Mubi.
Homem Urso
Considerado um dos mais populares documentários de Herzog, O Homem Urso (Grizzly Man), de 2006, está disponível para aluguel no YouTube Movies. O filme recupera a vida e a morte do entusiasta de ursos Timothy Treadwell, que acabou devorado pelos animais que tanto amava.
Amazônia
Vencedor do Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes em 1982, o drama Fitzcarraldo, disponível para locação no Now Online, traz mais um dos peculiares protagonistas de Herzog: Brian Sweeney Fitzgerald (Klaus Kinski), um explorador peruano que sonha construir um teatro no meio da selva amazônica.