O ator norte-americano Andrew Garfield, 38 anos, revelou em entrevista concedida ao podcast WTF with Marc Maron, veiculada na segunda-feira (22), que passou por um período de abstinência de sexo e comida por seis meses para interpretar o padre jesuíta Sebastião Rodrigues, do filme Silêncio (2016), de Martin Scorsese. Segundo o artista, esse foi um dos caminhos que encontrou para captar a essência do personagem.
O ator também contou que, durante o período, reeducou seus pensamentos e aderiu a práticas espirituais e religiosas para compreender como é o dia a dia de um padre.
— Eu fiz um monte de práticas espirituais todos os dias, criei novos rituais, fui celibatário por seis meses e estava jejuando muito — relembrou.
Para o artista, apesar de ter sido difícil se privar de sexo e comida e de estranhar, no começo, os hábitos religiosos, foi um processo divertido e enriquecedor.
— Foi muito legal, cara. Eu tive algumas experiências bem loucas e alucinantes ao me privar de sexo e comida naquela época — contou.
De acordo com Garfield, essas privações que passou fazem parte de uma técnica chamada de atuação de método, que consiste na ideia de que para que os atores consigam desenvolver uma compreensão emocional e cognitiva dos seus papéis, eles devem utilizar suas próprias experiências pessoais para se identificar com os personagens que interpretarão. Esse recurso já foi utilizado por outros atores como Daniel Day Lewis, Jared Leto e Marlon Brando.
A técnica ainda gera controvérsias entre profissionais da área e grandes nomes de Hollywood, como os atores Brian Cox, David Harbour e Mads Mikkelsen, que já se mostraram contrários ao seu uso.
Durante a entrevista, Garfield defendeu a atuação de método e justificou que o processo de atuar é muito mais introspectivo do que as pessoas possam imaginar.
— Não é ser um imbecil com todos no set. É simplesmente viver de forma verdadeira, sob as circunstâncias imaginadas, e ser simultaneamente legal com a equipe e ser capaz de largar isso quando você precisa, e manter com você quando precisa manter — argumentou.
O filme
O longa Silêncio se passa no século 17 e conta a história de dois padres jesuítas, Francisco Garupe (Adam Driver) e Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield), que viajam até o Japão em um período em que o catolicismo foi banido do país e os religiosos sofriam perseguições.
Ao longo da história, os dois personagens principais tentam encontrar o seu mentor, o padre Ferreira (Liam Neeson), mas para isso precisarão enfrentar a violência e perseguição do governo japonês, que deseja livrar o país de toda influência cultural e religiosa vinda do Exterior.
Pausa na carreira
Em entrevista concedida em abril à revista Variety, Andrew Garfield revelou que fará uma pausa em sua carreira para poder refletir sobre seus projetos futuros e para que consiga se reconectar consigo mesmo. Desde o ano passado, o ator vinha emendando uma produção cinematográfica após a outra.
— Vou descansar um pouco. Tenho que me recalibrar e considerar o que quero fazer em seguida e quem eu quero ser e apenas ser essa pessoa por um tempo. Só preciso ser uma pessoa normal por um período — explicou.
Apesar do afastamento temporário, ainda é possível ver Garfield nas telas. A série Em Nome do Céu, que conta com a atuação do artista, foi lançada em 28 de abril nos Estados Unidos. No Brasil, a obra foi disponibilizada pela plataforma Star+ em 10 de agosto. Na história, o ator dá vida ao detetive Pyre, que investiga um assassinato brutal.