O 50º Festival de Cinema de Gramado anunciou nesta terça-feira (12), no Rio de Janeiro, que Marcos Palmeira será o grande homenageado deste ano. O ator irá a Gramado para receber pessoalmente o troféu Oscarito, a mais tradicional honraria do festival. O evento será realizado de 12 a 20 de agosto, no Palácio dos Festivais.
A organização também anunciou os cinco filmes que compõem a mostra competitiva de longas-metragens documentais (veja a lista abaixo), que, nesta edição, serão exibidos exclusivamente por meio do Canal Brasil e do Globoplay.
No ar como José Leôncio, protagonista da novela Pantanal, da Globo, Marcos Palmeira se destaca em diversos momentos de sua extensa carreira no cinema, na TV e no teatro. Em Gramado, já foi premiado com dois Kikitos de Ouro: Melhor Ator Coadjuvante por Barrela — Escola de Crimes (1990), de Marco Cury, e Melhor Ator por Dedé Mamata (1988), de Rodolfo Brandão.
Sua estreia nas telonas foi aos cinco anos de idade, com uma participação em Copacabana me Aterra, curta-metragem dirigido por Artur da Távola. Até hoje, Palmeira já atuou em mais de 40 produções.
O festival, que tem curadoria de Dira Paes, Marcos Santuario e Soledad Villamil, já havia divulgado na semana passada os filmes selecionados e outros dois homenageados.
Indicados a longa-metragem documental
- Ademã - A Vida e as Notas, de Ibrahim Sued, Isabel Sued Perrin e Paulo Henrique Fontenelle
- Elton Medeiros - O Sol Nascerá, de Pedro Murad
- Eu Nativo, de Ulisses Rocha
- O Destino Está na Origem, de Pedro de Castro Guimarães
- Um Par para Chamar de Meu, de Kelly Cristina Spinelli