O compositor britânico Monty Norman, autor da música original dos filmes de James Bond, morreu nesta segunda-feira (11) aos 94 anos, diz uma nota publicada em seu site oficial.
"É com grande tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento de Monty Norman em 11 de julho de 2022, após uma breve doença", afirma o comunicado. A doença, no entanto, não foi especificada.
Norman foi contratado para compor a trilha sonora do primeiro filme do agente secreto, 007 contra o Satânico Dr. No (1962). Uma das composições mais emblemáticas do cinema, a obra é derivada de outro trabalho do músico, uma adaptação musical do livro Uma Casa para o Sr. Biswas. Norman mudou os acordes de uma cítara para uma guitarra elétrica na trilha do filme, que acabou sendo utilizada em todos os 25 longas do personagem.
Posteriormente, o músico John Barry foi contratado pelos produtores para criar um novo arranjo para a música. Por conta disso, Barry ficou conhecido como autor do tema durante muito tempo. Norman entrou com um processo judicial contra o jornal britânico Sunday Times em 1997 por causa da confusão. Quatro anos depois, ele venceu a ação por difamação e ganhou 30 mil libras do periódico.
O músico britânico, nascido em Londres e filho de imigrantes da Letônia, também trabalhou na trilha sonora de outros filmes, como O Monstro de Duas Caras (1960), O Dia em Que a Terra Se Incendiou (1961), Call Me Bwana (1963) e a minissérie de TV Dickens of London (1976).