Um artista de efeitos visuais revelou nesta terça-feira (26), em entrevista para a Vulture, que o Marvel Studios tem uma relação abusiva para com as empresas responsáveis por criar a computação gráfica de suas produções. O profissional destacou que a divisão de Kevin Feige, presidente do estúdio, costuma encomendar mudanças gigantescas semanas antes do lançamento de seus longas e programas.
— Um ou dois meses antes do lançamento, eles pedem para a gente mudar todo o terceiro ato — afirmou o artista digital.
Esta pressa fica nítida nos títulos do Universo Cinematográfico Marvel, que vêm recebendo cada vez mais críticas por conta de seus efeitos especiais mal-acabados. Segundo o profissional, os estúdios de VFX apresentam orçamentos para a Marvel, que escolhe sempre o mais baixo. Essa economia, no entanto, cobra um grande preço dos artistas, que são obrigados a trabalhar várias horas extras com equipes extremamente reduzidas.
— Todos os projetos da Marvel tendem a ter menos pessoas do que o necessário. Enquanto eu costumo trabalhar em equipes de 10 artistas em filmes de outros estúdios, nos da Marvel são duas pessoas, incluindo eu — relatou o artista, que disse ainda já ter presenciado colegas chorando após trabalharem semanas inteiras sem descanso nas produções do estúdio.
Este cenário abusivo criado pela Marvel também não é nenhuma novidade. Em sua denúncia, o artista afirmou que diversos colegas que trabalharam nas primeiras produções do selo contaram histórias de produtores exigindo mudanças em detalhes mínimos dos filmes, mas que as ordens vinham sem um direcionamento claro para que o trabalho pudesse ser feito.
Outro agravante na situação é a preferência do estúdio por diretores com pouca experiência com computação gráfica:
— À medida que trabalhamos em um filme, enviamos imagens ainda não-finalizadas que não estão bonitas, mas mostram onde estamos. A Marvel muitas vezes pede que eles sejam entregues com uma qualidade muito maior desde o início do processo e isso leva muito tempo. Eles fazem isso porque seus diretores não sabem como olhar para as imagens iniciais e avaliá-las. Mas é assim que a indústria precisa trabalhar. Você não pode mostrar algo superbonito quando o básico ainda está sendo desenvolvido.
O artista ainda afirmou que quando ele e os colegas estão trabalhando na pós-produção dos títulos, não existe um diretor de fotografia por perto, o que faz com que os próprios profissionais de efeitos visuais elaborem as tomadas, que gera "muita incongruência". Ele também disse que filmes como Pantera Negra foram afetados por problemas semelhantes.
— De repente, os personagens estão pulando, fazendo todos esses movimentos malucos como bonecos no espaço. De repente, a câmera está fazendo movimentos que não aconteceram no resto do filme. Tudo parece um pouco caricatural. Quebra a identidade visual do filme — explicou.
O profissional, no final de seu depoimento, reforçou que o Marvel Studios é um importante cliente para as empresas de efeitos visuais e que aquelas que não seguem os desejos da empresa são barradas de produções futuras.
— Uma companhia de efeitos visuais não conseguiu terminar o número de tomadas e refilmagens que a Marvel estava pedindo a tempo, então eles deram o trabalho ao meu estúdio. Desde então, essa casa foi efetivamente impedida de obter trabalho da Marvel — concluiu.
Há poucos dias, na San Diego Comic-Con, a Marvel anunciou uma leva de novas produções para os próximos anos, incluindo dois novos filmes dos Vingadores.