Mais de seis décadas antes de Katniss Everdeen e Peeta Mellark participarem dos Jogos Vorazes, um jovem herdeiro Coriolanus Snow, que mais tarde se tornaria o tirânico presidente de Panem, foi designado mentor de uma pobre garota do Distrito 12 no torneio mortal. Essa é a história de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, derivado da saga Jogos Vorazes que acaba de ganhar uma data para estrear nos cinemas: 17 de novembro de 2023.
A informação foi revelada pela Lionsgate durante painel na CinemaCon 2022. O filme será baseado no livro lançado pela escritora Suzanne Collins em 2020. O projeto será comandado por Francis Lawrence, responsável pela direção dos últimos três longas de Jogos Vorazes, e o roteiro ficou com Collins e Michael Arndt, que também trabalhou no segundo capítulo da saga, Em Chamas.
A trama acompanha a juventude do presidente Snow, durante a sua participação na 10ª edição dos Jogos Vorazes, em um período conhecido como os Dias Sombrios, antes de Panem atingir seu auge. O protagonista, segundo a sinopse, será mostrado como um jovem belo e charmoso, herdeiro de uma família tradicional, mas que está passando por tempos difíceis.
A seguir, confira os principais pontos do enredo:
1) O retorno de Snow
Quando o livro de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes foi lançado, muitos fãs ficaram desapontados com o fato de a história não acompanhar Katniss Everdeen. No entanto, a escritora defendeu a ideia de refletir sobre como uma pessoa se torna tirana.
Em entrevista ao editor David Levithan, Collins explicou: “Experiências de sua infância, assim como seus relacionamentos complicados formaram seu caráter autoritário. Mas, além de considerar tudo isso, você ainda precisa deixar espaço para a personalidade de Snow. Ele é um produto da natureza ou da criação? Todos da sua geração sofreram traumas, perdas e privação. E, no entanto, Sejanus, Tigris, Lucy Gray e Lysistrata se mostraram muito diferentes”
2) A vida na Capital
Ao se voltar a Coriolanus Snow, a história também se torna um registro de como é nascer e crescer na Capital de Panem. No período descrito, no entanto, o local está longe da glória extravagante apresentada em Jogos Vorazes. Aqui, o Estado exala decadência, com muitos escombros ainda vistos pela cidade para "relembrar a população da guerra", aposta o protagonista.
Na mesma entrevista a Levithan, Collins afirmou que se inspirou no período após a Guerra Civil, nos Estados Unidos, e também na era pós-Segunda Guerra Mundial, na Europa, para desenvolver o clima do romance. "Pessoas tentando se reconstruir, vivendo suas rotinas em meio aos escombros. Os desafios da escassez de alimentos, infraestrutura danificada, sem saber como proceder em tempos de paz. O alívio do término da guerra juntamente com a amargura em relação ao inimigo. A necessidade de colocar a culpa", elencou como algumas das chaves para compreender a realidade de Panem durante a infância de Snow.
3) A formação dos Jogos
Não era só a Capital que estava decadente, a audiência dos Jogos Vorazes também. Quando Cantiga dos Pássaros e das Serpentes tem início, o espetáculo macabro não possui nem um pouco do refinamento encontrado por Katniss em sua 74ª edição. Os tributos (participantes dos jogos) são tratados literalmente como animais, expostos em um zoológico, mantidos sem alimentação ou qualquer condição humana.
Aos poucos, os organizadores começam a perceber que precisam criar um novo tipo de relação com o público para que os Jogos sigam relevantes. É preciso apresentar os jovens como competidores fortes, criar laços, torcidas, engajamento.