Os nomes dos vencedores do Framboesa de Ouro, prêmio que destaca os piores do cinema, foram anunciados na tarde deste sábado (26). O especial da Netflix Diana: O Musical foi a obra que levou mais troféus, contabilizando cinco estatuetas, incluindo o de pior filme do ano.
Na categoria principal, a produção concorria com outras quatro obras. Além de receber o maior destaque da noite, Diana venceu nas categorias de pior atriz, com Jeanna de Waal, atriz coadjuvante, para Judy Kaye, direção, para Christopher Ashley, e roteiro.
A obra da plataforma de streaming é a filmagem de um espetáculo da Broadway que, como aponta o jornal Folha de S.Paulo, no ano passado já havia recebido avaliações negativas da crítica especializada e do público.
Já o segundo filme mais lembrado pelo Framboesa neste ano foi o longa Space Jam: Um Novo Legado, que levou dois Razzies, troféu do festival. Como protagonista da obra, LeBron James recebeu o prêmio de pior ator e de pior casal por sua interação com as animações Warner.
Outro nome que chamou atenção foi o do ator Jared Leto. Isso porque ele havia feito campanha para ser indicado ao Oscar por seu papel em Casa Gucci. Porém, a atuação apenas rendeu a estatueta de pior ator coadjuvante do ano.
Uma novidade desta edição foi a criação de uma nova categoria focada em Bruce Willis e seus piores filmes. É que oito filmes estrelados pelo ator concorreram ao Framboesa 2022. A situação inusitada inspirou os organizadores a dedicarem um troféu específico a ele. Invasão Cósmica foi escolhido como seu pior trabalho do ano.
Confira abaixo todos os prêmios
Pior filme
Diana: O Musical
Pior ator
LeBron James, por Space Jam: Um Novo Legado)
Pior atriz
Jeanna de Waal, por Diana: O Musical
Pior atriz codjuvante
Judy Kaye como Rainha Elizabeth e Barbara Cartland em Diana: O Musical
Pior ator coadjuvante
Jared Leto, por Casa Gucci
Pior performance de Bruce Willis em filme de 2021
Bruce Willis em Invasão Cósmica
Framboesa de Redenção
Will Smith, por King Richard: Criando Campeãs
Pior casal
LeBron James e qualquer personagem animado da Warner.
Pior remake, cópia ou continuação
Space Jam: Um Novo Legado
Pior diretor
Christopher Ashley, por Diana: O Musical
Pior roteiro
Diana: O Musical