Dwayne Johnson, o The Rock, apresentou um novo posicionamento nas redes sociais depois de enviar mensagem de apoio a Joe Rogan, podcaster que tem sido acusado de disseminar desinformação sobre as vacinas contra a covid-19 no Spotify. Após ter a sua atenção chamada pelo escritor Don Winslow, o ator disse que não sabia que o apresentador usava o termo nigger (negro) em suas falas. A palavra é considerada racista nos Estados Unidos.
"Querido The Rock, você é um herói para muitas pessoas e usar a sua plataforma para defender Joe Rogan, um cara que usou e riu ao utilizar a 'palavra com n' dezenas de vezes, é um jeito terrível de usar sua força. Você realmente ouviu as muitas declarações racistas deste homem sobre os negros?", questionou Winslow.
Johnson, então, respondeu ao autor em tom amigável: "Muito obrigado por isso, eu estou com você, assim como todos aqui 100%. Eu não estava ciente do uso da 'palavra com n' antes dos meus comentários, mas agora eu recebi o contexto de sua narrativa completa. Momento de aprendizado para mim. Obrigado, irmão, e tenha um ótimo e produtivo fim de semana".
A polêmica envolvendo The Rock começou depois que o astro comentou em um vídeo de Joe Rogan no Instagram, no qual o apresentador se defendeu das acusações sobre seu podcast. "Grandes coisas aqui, irmão. Perfeitamente articulado", escreveu o ator. Ele acrescentou, ainda, que esperava o podcaster para tomar uma tequila. Após os comentários, muitos fãs se disseram decepcionados com o posicionamento do ator.
Em seu desabafo em vídeo, Rogan falou que não tem a intenção de espalhar fake news. Ele é acusado de desencorajar a vacinação entre os jovens e promover o uso não autorizado de um medicamento antiparasitário para tratar o vírus.
— Não estou tentando promover desinformação. Não estou tentando ser controverso. Eu nunca tentei fazer nada com este podcast além de apenas falar com as pessoas e ter conversas interessantes — disse o apresentador, que também publicou um vídeo de desculpas a respeito do termo racista.
— Agora eu sei que para a maioria das pessoas não há contexto aceitável em que uma pessoa branca possa dizer essa palavra, muito menos publicamente em um podcast, e eu concordo com isso — falou Rogan.
De acordo com a revista Variety, recentemente, cerca de 70 episódios do podcast The Joe Rogan Experience foram removidos do Spotify. Não está claro, ainda, se todos têm relação com falas racistas. O comentarista tem um contrato estimado em US$ 100 milhões com a plataforma.