Tradicionalmente, a temporada de premiações do ano tem o seu pontapé inicial dado pelo Globo de Ouro, distinção dada pela Hollywood Foreign Press Association (HFPA) aos melhores filmes e séries dos últimos 12 meses. Em 2021, a associação que organiza o evento sofreu um "rebaixamento", enfrentando uma crise sem precedentes após acusações de corrupção, sexismo e falta de diversidade entre os votantes. O astro Tom Cruise, por exemplo, optou por devolver as suas três estatuetas como forma de protesto.
Mas a HFPA, que é formada pela imprensa estrangeira de Hollywood, não quis entregar os pontos, colocou o globo debaixo do braço e decidiu reorganizar a equipe para, assim, voltar à elite das premiações. Tendo este objetivo em vista, a edição de 2022, marcada para este domingo (9), busca apresentar avanços na questão de representatividade entre os indicados e também um movimento de diversificação dos votantes da distinção — inclusive, com dois novos brasileiros, sendo um deles a gaúcha Miriam Spritzer.
Os filmes que mais conquistaram indicações foram Ataque dos Cães e Belfast, que garantiram sete cada um e lideram as apostas para o prêmio de Melhor Filme de Drama. Quase sempre dominada por homens, a categoria de direção conta com duas mulheres – a favorita Jane Campion por Ataque dos Cães e Maggie Gyllenhaal por A Filha Perdida. Já o prêmio de atuação masculina em filme dramático, pela primeira vez, conta com três homens negros concorrentes: Will Smith, Denzel Washington e Mahershala Ali.
Mas será que este movimento será o suficiente? No meio das polêmicas, a rede de televisão NBC anunciou que não iria transmitir a cerimônia. Vale lembrar que o Globo de Ouro já teve uma edição em que os premiados foram simplesmente nomeados numa entrevista coletiva de imprensa, em 2008, durante a greve dos roteiristas de Hollywood. Seja como for, o prêmio ainda dá o que falar e gera forte torcida sobre quais obras sairão vencedoras — afinal, as salas de cinema, cada vez mais, estão se tornando estádios de futebol.
Descubra, abaixo, quais foram os filmes e séries mais aclamados pela crítica, levando em consideração os agregadores de notas Rotten Tomatoes e Metacritic e fazendo uma média deles. Vale lembrar que as datas de lançamento que acompanham as produções cinematográficas se referem à estreia em circuito comercial no país, não considerando as exibições em festivais.
Filme - Drama
Na categoria, cinco títulos disputam o prêmio e quatro deles já podem ser vistos em casa. Belfast, longa de Kenneth Branagh, chega aos cinemas comerciais do Brasil apenas no mês que vem — a tempo para o Oscar, que ocorre em 27 de março.
- Ataque dos Cães (Netflix) — Nota: 91,5
- No Ritmo do Coração (YouTube) — Nota: 85,5
- King Richard: Criando Campeãs (HBO Max)— Nota: 83,5
- Belfast (24 de fevereiro nos cinemas) — Nota: 82
- Duna (HBO Max) — Nota: 78,5
Filme - Comédia/Musical
Dos indicados, três já saíram no Brasil. Enquanto isso, Licorice Pizza e Cyrano devem chegar aos cinemas do país ainda no primeiro trimestre.
- Licorice Pizza (20 de janeiro nos cinemas) — Nota: 91
- Amor, Sublime Amor (esteve em cartaz nos cinemas de Porto Alegre) — Nota: 89
- Tick, Tick… Boom! (Netflix) — Nota: 81
- Cyrano (10 de março nos cinemas) — Nota: 75,5
- Não Olhe para Cima (Netflix) — Nota: 52,5
Animação
Entre os indicados, foi sentida a ausência de A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, da Netflix, aclamada pelos críticos como uma das melhores do ano. A Disney, mais uma vez, dominou, emplacando três de seus filmes: Encanto; Luca; e Raya e o Último Dragão. Os independentes e ainda inéditos nos cinemas do Brasil My Sunny Maad e Flee completam a lista.
- Flee (sem previsão de estreia) — Nota: 94,5
- Raya e o Último Dragão (Disney+) — Nota: 84,5
- Encanto (Disney+) — Nota: 83
- My Sunny Maad (sem previsão de estreia) — Nota: 83 (sem avaliação no Metacritic)
- Luca (Disney+) — Nota: 81
Filme Estrangeiro
Na categoria dedicada aos filmes estrangeiros, ou seja, em língua não inglesa, apenas um dos cinco indicados pode ser visto no Brasil: A Mão de Deus, disponível na Netflix.
- Drive My Car, do Japão (sem previsão de estreia) — Nota: 94
- Madres Paralelas, da Espanha (será lançado no começo do ano na Netflix) — Nota: 92,5
- Um Herói, coprodução Irã/França (24 de fevereiro nos cinemas) — Nota: 85,5
- Compartment Nº 6, coprodução Alemanha/Rússia/Finlândia (sem previsão de estreia) — Nota: 82
- A Mão de Deus, da Itália (Netflix) — Nota: 79,5
Série - Drama
Entre as séries que concorrem na principal categoria, todas já podem ser vistas nos streamings do país. Chama atenção entre os indicados a francesa Lupin e a sul-coreana Round 6, que foi um fenômeno de audiência.
- Succession (HBO Max) — Nota: 94,5
- Lupin (Netflix) — Nota: 89
- Pose (Star+) — Nota: 88
- Round 6 (Netflix) — Nota: 81,5
- The Morning Show (Apple TV+) — Nota: 63
Série - Comédia/Musical
No quesito fazer rir e/ou cantar, todas as séries que concorrem na categoria também podem ser vistas nas plataformas disponíveis no Brasil.
- The Great (StarzPlay) — Nota: 93
- Hacks (HBO Max) — Nota: 90,5
- Reservation Dogs (Star+) — Nota: 90,5
- Only Murders in the Building (Star+) — Nota: 88
- Ted Lasso (Apple TV+) —Nota: 79 (sem avaliação no Rotten Tomatoes)
Série Limitada, Série Antológica ou Telefilme
Entre as séries limitadas, antológicas ou telefilmes, quatro das cinco nomeadas estão disponíveis para o público brasileiro, com exceção de Impeachment: American Crime Story, que ainda não tem data para chegar por aqui.
- The Underground Railroad (Amazon Prime Video) — Nota: 93
- Mare of Easttown (HBO Max) — Nota: 88
- Maid (Netflix) — Nota: 87,5
- Dopesick (Star+) — Nota: 77
- Impeachment: American Crime Story (não disponível no Brasil) — Nota: 65