O longa brasileiro Deserto Particular ficou de fora da disputa de melhor filme internacional no Oscar 2022. Nesta terça-feira (21), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou a lista de 15 produções que avançam para a próxima fase de votações, sem incluir o representante do Brasil.
Dirigido por Aly Muritiba e protagonizado por Antonio Saboia, o filme conta a história de um policial que comete um erro e é afastado de sua função. Ele, então, deixa a cidade onde vive, no Sul, e viaja ao sertão baiano para conhecer a mulher com quem se relaciona virtualmente. Ao chegar no destino, descobre que a amada é transsexual e vive obrigada a esconder sua identidade de gênero da família.
O longa foi premiado na mostra paralela Venice Days do Festival de Veneza. Em outubro, recebeu a indicação da Academia Brasileira de Cinema para representar o país no Oscar 2022.
Entre os 15 filmes que avançaram para a segunda rodada de votações estão títulos como o japonês Doraibu Mai Kâ (Drive My Car, em inglês), o iraniano A Heroe e o italiano The Hand of God - A Mão de Deus. Os três são tidos como os favoritos pela crítica.
Os cinco indicados finais devem ser anunciados com a lista completa da premiação, em 8 de fevereiro. A cerimônia do Oscar 2022 está prevista para ser realizada em 27 de março.
Veja a lista completa:
- Great Freedom - Áustria
- Playground - Bélgica
- Lunana: A Yak in the Classroom - Butão
- Flee - Dinamarca
- Compartment No. 6 - Finlândia
- I’m Your Man - Alemanha
- Lamb - Islândia
- A Heroe - Irã
- The Hand of God - Itália
- Drive My Car - Japão
- Hive - Kosovo
- Prayers for the Stolen - México
- The Worst Person in the World - Noruega
- Plaza Catedral - Panamá
- The Good Boss - Espanha