Atualmente o filme mais assistido da Netflix no Brasil, Não Olhe Para Cima é a mais nova sátira de Adam McKay, de A Grande Aposta (2015) e Vice (2018). Lançado na última sexta-feira (24), o longa-metragem teve um sucesso meteórico nas redes sociais brasileiras nos últimos dias, ao retratar com um humor afiado os efeitos nefastos do negacionismo científico.
Longamente planejado pelo diretor como uma crítica à inação frente à crise climática, o filme teve pelo menos um momento de improviso. Em entrevista à revista norte-americana Variety, o cineasta revelou que a fala final do personagem de Leonardo DiCaprio foi concebida pelo próprio ator.
O astro vive um professor universitário que descobre, ao lado de uma de suas estudantes, um cometa gigantesco em trajetória de colisão com a Terra. Se ele não for defletido, seu impacto com o planeta pode resultar em um evento de extinção em massa e o fim da humanidade dentro de seis meses.
Em sua jornada malsucedida para tentar convencer o público e os líderes políticos da ameaça que o cometa representa, o professor Mindy (DiCaprio) torna-se uma celebridade nacional, deixa sua família para trás e é corrompido pelo poder. Somente quando percebe que o mirabolante plano de um bilionário para destruir o cometa está fadado ao fracasso, que o cientista cai em si, retorna para casa e pede perdão.
É em uma última ceia em família que sua desventura termina, ao lado da esposa, filhos e cientistas que tentaram junto a ele resolver a situação. O cometa se aproxima e com ele o fim do mundo. Depois de uma conversa sobre as lembranças felizes do passado, Mindy reflete pela última vez:
— O ponto é que nós realmente (ele pausa), nós realmente tínhamos tudo, não é mesmo? Quero dizer, quando você pensa sobre isso.
A linha foi do próprio DiCrapio, revelou McKay. Segundo o diretor, entre algumas tomadas da cena, o ator se aproximou dele e da supervisora do roteiro, Cate Hardman, para sugerir que seu personagem tivesse uma fala final.
— Ele disse a linha, sem nem entrar no personagem, e imediatamente Cate, que é uma texana durona, e eu, nós imediatamente ficamos com lágrimas nos olhos e minha voz quebrou um pouco. Eu apenas disse "Yup, eu acho que você deveria tentar!".