A galera que curte uma boa maratona não pode reclamar de 2021. O que esse ano entregou de séries não é brincadeira. Com a pulverização de serviços de streaming, para qualquer lado que se olhava, uma produção seriada nova estava surgindo. Certamente, não faltaram episódios para quem quisesse os ver — o que não sobrou foi tempo mesmo para conseguir acompanhar todos.
Entre novidades e despedidas, sucessos se multiplicaram. Nos últimos 12 meses, tivemos, em uma viagem pelo mundo com a conclusão de um dos maiores assaltos da história da Espanha, os conflitos de uma detetive em uma pequena cidade nos Estados Unidos, os perrengues enfrentados por uma mulher trans que descobre que tem um filho fruto de um relacionamento passado no Brasil, um talentoso assaltante aplicando golpes pelas ruas da França e brincadeiras de criança que se tornaram mortais na Coreia do Sul.
Não faltou sabores no cardápio televisivo neste ano. Mas, afinal, quais foram as séries que mais se destacaram em 2021? Confira, abaixo, 10 delas:
Round 6 (Netflix)
A série sul-coreana se tornou a mais assistida de todos os tempos da Netflix e um fenômeno da cultura pop. E foi de surpresa. A atração, que lutou por 10 anos para sair do papel, conquistou uma fama sem precedentes ao entregar uma trama que fisga o público desde o começo, tendo como protagonista um homem endividado que aceita participar de uma série de jogos de vida ou morte por dinheiro, mesclando provas intensas com uma narrativa magnética.
La Casa de Papel (Netflix)
Em 2021, foram lançadas as duas partes finais da série espanhola que se tornou uma febre mundo afora. Uma das produções mais populares da Netflix entregou um desfecho grandioso, consertando boa parte de suas falhas e fechando a sua trajetória de maneira empolgante, chegando, finalmente, no nível do hype criado em cima dela. Saiu de cena fazendo história.
Mare of Easttown (HBO Max)
Vencedora de quatro prêmios Emmy, a minissérie conta a história de Mare Sheehan, uma detetive de uma pequena cidade que investiga um terrível crime ao mesmo tempo em que precisa lidar com conflitos dramáticos de sua vida particular. Com uma trama envolvente, a produção se beneficia, principalmente, pelo magnífico desempenho de sua protagonista, Kate Winslet, e de Evan Peters, que formam uma dupla improvável, porém, magnética — assim como os desdobramentos do assassinato que investigam.
WandaVision (Disney+)
A série que introduziu o Universo Cinematográfico Marvel na televisão também conseguiu fugir da fórmula criada pelas produções que a antecederam no cinema. WandaVision é uma atração visualmente interessante, por utilizar a história da televisão como pano de fundo de sua trama, ao mesmo tempo que desenvolve dois dos mais interessantes personagens da Marvel nos cinemas: a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) — e ambos os atores dão show quando estão em cena. Um grande começo do MCU nas telinhas.
Succession (HBO Max)
Mesmo sendo muito elogiada desde o seu lançamento, em 2018, a série da HBO começou a ganhar popularidade a partir de sua segunda temporada e, de acordo com os fãs e com a crítica especializada, o terceiro ano, que foi ao ar em 2021 e terminou neste mês de dezembro, levou a atração ao seu auge. Elogiadíssima, não é raro encontrar entusiastas que a consideram a melhor produção dos últimos tempos. No total, a série já venceu nove Emmys e chega forte para a premiação de 2022. A trama explora a vida da família Roy que apresenta problemas disfuncionais tão grandes quanto a sua fortuna.
Ted Lasso (Apple TV+)
Na comédia que fez a limpa nos Emmys da categoria neste ano, vencendo sete prêmios, Jason Sudeikis vive Ted Lasso, ex-técnico de futebol americano universitário que assume um time de alto escalão do futebol inglês, tendo que lidar com os desafios de treinar a equipe sem entender absolutamente nada sobre o esporte que se pratica com a bola nos pés. Engraçada e emocionante na medida certa, a série encanta com o otimismo de seu protagonista.
Lupin (Netflix)
Com o charme de Omar Sy como o protagonista de Lupin, a produção se tornou a primeira série francesa a figurar no Top 10 da Netflix em diversos países. A atração teve suas duas primeiras levas de episódios lançadas no streaming em 2021 e a terceira parte já está sendo rodada. A história é uma atualização dos livros de Maurice Leblanc sobre Arsène Lupin, um ladrão extremamente inteligente e mestre dos disfarces. Uma divertida aventura pelas ruas de Paris.
Manhãs de Setembro (Amazon Prime Video)
A série brasileira conta a história de Cassandra, uma motogirl trans que tem o sonho de ser cantora e, entre as suas performances, sempre que pode, faz cover de Vanusa. Mas, quando os perrengues de seu dia a dia começam a se ajeitar, ela descobre a existência de um filho, fruto de um relacionamento do passado, antes de sua transição. No meio do conflito, a produção entrega, em apenas cinco episódios de meia hora, uma história recheada de acolhimento e afeto. Com Liniker como protagonista, Manhãs de Setembro é uma das grandes atrações nacionais do ano.
Invencível (Amazon Prime Video)
Baseada nos quadrinhos criados por Robert Kirkman, de The Walking Dead, a série de animação foi um dos grandes destaques do ano por entregar uma história que foge do convencional do mundo dos super-heróis. Brutal, profunda e, nem por isso, deixando de ser divertida, a produção acompanha um adolescente aparentemente comum, Mark, que descobre que, assim como o seu pai, um famoso herói, também tem superpoderes. E isso se torna mais perigoso do que ele imagina, tendo que lidar com vilões e questões familiares complicadíssimas.
O Caso Evandro (Globoplay)
Baseada no podcast Projeto Humanos, a série resgata os trágicos acontecimentos de 1992, quando houve o desaparecimento e a investigação policial da morte de um menino de seis anos, Evandro Ramos Caetano, em Guaratuba, no Paraná. Seu corpo foi encontrado com sinais de mutilação, atribuídos na ocasião a rituais de magia negra. A série documental, ao se aprofundar na história que chocou o Brasil, com muita apuração jornalística e respeito aos envolvidos, conseguiu se tornar um dos programas mais populares do Globoplay e considerada uma das melhores produções do gênero no ano.
Outras séries que se destacaram no ano:
- Maid (Netflix)
- The Underground Railroad (Amazon Prime Video)
- The White Lotus (HBO Max)
- Onde Está Meu Coração (Globoplay)
- Scenes from a Marriage (HBO Max)
- Arcane (Netflix)
- Fundação (Apple TV+)
- Dexter: New Blood (Paramount+)