Vinte anos depois de surgir como Frodo pela primeira vez na franquia Senhor dos Anéis, o ator Elijah Wood revelou uma curiosidade dos bastidores. Em entrevista ao podcast Armchair Expert, ele disse que uma das máscaras dos orcs, as criaturas que lutavam em nome dos vilões, foi inspirada na aparência do ex-produtor Harvey Weinstein.
— Assim que chegou à Nova Zelândia, Sean Astin (intérprete de Samwise) viu as máscaras de orc. E uma delas, e eu me lembro disso nitidamente, foi projetada para se parecer com Harvey Weinstein como uma espécie de "foda-se" — comentou o ator.
A vingança foi motivada pela série de empecilhos que Weinstein, por meio da produtora Miramax, impôs para filmar a franquia de Peter Jackson. Além de querer lançar apenas dois filmes, ele queria filmá-los em sequência, o que não agradou a equipe. Mais tarde, Jackson conseguiu vender o projeto de três longas para Bob Shaye, da New Line Cinema.
— A janela de tempo era insana — revelou Elijah durante o podcast. — A maioria das pessoas recusava a ideia de fazer mais de um filme. A opinião geral era: "Não, você primeiro tem que ver como que o primeiro filme vai se sair e depois a gente investe mais dinheiro".
Weinstein já foi um dos magnatas mais influentes do cinema. Desde 2020, ele cumpre uma sentença de 23 anos de prisão por agressão sexual e estupro. Sua queda é considerada uma grande vitória para o movimento #MeToo.