Duas vezes indicado ao Oscar, vencendo uma vez, em 1995, por Despedida em Las Vegas, Nicolas Cage tem recebido as melhores críticas de sua carreira pelo seu papel mais recente no cinema: Rob, um ermitão que parte em busca de uma porquinha de estimação roubada, no drama existencialista Pig.
Com 97% de aprovação no agregador de notas Rotten Tomatoes, a produção é a mais bem avaliada pelos jornalistas especializados de todos os longas já estrelados pelo astro, que vem em uma montanha-russa de altos e baixos nos últimos anos. A média de notas do filme dirigido por Michael Sarnoski era de 8,2/10 até o fechamento deste texto.
Nas avaliações dos jornalistas, Pig possui adjetivos inusitados que fazem dele uma grande obra cinematográfica, sendo o maior deles o desempenho do protagonista. Richard Brody, da revista The New Yorker, afirmou que "o personagem interpretado por Cage é incoerente, ilustrativo e ridículo, e ainda assim é esse retrato que faz o filme funcionar". Já Richard Roeper, do Chicago Sun-Times, escreveu que "o imprevisível Cage entrega um de seus melhores trabalhos em anos".
Claudia Puig, do programa FilmWeek da rádio KPCC — NPR Los Angeles, classificou Pig como "um estranho, mas eficiente e evocativo estudo de personagem". Angie Han, do mesmo veículo de imprensa, enfatizou que o filme é "uma agridoce e por vezes surpreendentemente tenra exploração de comida, expressão criativa e conexão humana".
Dentro de outro famoso agregador de notas, o Metacritic, Pig também conta com uma altíssima classificação dentro dos filmes estrelados por Cage: 82, atrás apenas de Adaptação (2002) e Feitiço da Lua (1986), ambos com nota 83.
Em Pig, Cage interpreta Rob, um homem que vive isolado na floresta, colhendo cogumelos. Um dia, sua única companhia, uma porca especialista em encontrar trufas valiosíssimas e extremamente saborosas, desaparece. Este episódio faz com que o ermitão parta em busca do seu animal de estimação, retornando à vida que deixou para trás quando ainda era um chef de cozinha conceituado.
O elenco do filme ainda conta com Alex Wolff, Adam Arkin e Gretchen Corbett. Nos Estados Unidos, Pig estreou nos cinemas em 16 de julho. No Brasil, a produção ainda não tem data para chegar.