A 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado teve 760 filmes inscritos, o que representa um aumento de 14% em relação ao ano passado, somando as mostras de Curtas-Metragens Brasileiros, Longas-Metragens Brasileiros e Longas-Metragens Estrangeiros. Considerando a série histórica, com dados levantados desde 2012, o evento deste ano é o quarto em número de inscrições.
Ao todo, foram inscritos 45 longas-metragens estrangeiros, 133 longas-metragens brasileiros e 582 curtas-metragens brasileiros. Os dados foram divulgados na quarta-feira (5) pela organização do evento.
São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná e Minas Gerais foram os locais com maior número de inscrições, que vieram de 23 Estados diferentes e do Distrito Federal. Para a seleção internacional, foram inscritos filmes de Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Peru e Uruguai.
Marcado para a semana de 13 a 21 de agosto de 2021, o festival permanecerá com programação a distância neste ano, híbrida entre as plataformas digitais e a televisão, por conta da pandemia de coronavírus.
Assim, a seleção oficial de filmes será transmitida pelo Canal Brasil, na televisão paga, além de ficar disponível via streaming no Canal Brasil Play. Enquanto isso, eventos como debates, workshops e o Gramado Film Market serão veiculados no site e nas redes sociais do evento.