A cerimônia do Globo de Ouro consagrou, na noite de domingo (28), os melhores da televisão e do cinema, dando início à temporada de premiações de Hollywood. Repetindo a parceria já vista em 2013 e 2015, Tina Fey e Amy Poehler comandaram a premiação, iniciativa da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.
Entre as produções premiadas, Os 7 de Chicago ganhou o Melhor Roteiro, Schitt's Creek a Melhor Série de Comédia ou Musical e O Gambito da Rainha a Melhor Minissérie ou Filme para a TV. Borat: Fita de Cinema Seguinte conquistou a estatueta tanto na categoria de Melhor Filme de Comédia quanto em Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical, com Sacha Baron Cohen.
No âmbito das premiações individuais, o destaque foi para o ator Chadwick Boseman, falecido em 2020, que levou um prêmio póstumo pela atuação em A Voz Suprema do Blues. Já o status de produção mais premiada da noite ficou com The Crown, que venceu em todas as categorias nas quais concorreu: Melhor Série de Drama, Melhor Atriz em Série de Drama (Emma Corrin), Melhor Ator em Série de Drama (Josh O' Connor), Melhor Atriz Coadjuvante em Série (Gillian Anderson). A diretora Chloé Zhao também marcou seu nome na história do Globo de Ouro, tornando-se a segunda mulher a ganhar na categoria Melhor Direção em Filme por seu trabalho em Nomadland.
A seguir, confira onde assistir os filmes e séries que integram a lista de vencedores do Globo de Ouro 2021.
Cinema
Os 7 de Chicago
Filme baseado em fatos reais, mas romanceado para efeitos dramáticos. Sob comando do diretor Aaron Sorkin (A Grande Jogada), um elenco estelar com nomes como Sacha Baron Cohen, Eddie Redmayne, Joseph Gordon-Levitt e Michael Keaton. Ambientada no final dos anos 1960, a trama se passa durante um julgamento histórico. O governo americano acusa um grupo de pessoas de conspiração, por conta dos tumultos gerados por um grande protesto contra a Guerra do Vietnã, em Chicago, local em que era realizada a convenção nacional do Partido Democrata.
- Número de vitórias: 1
- Categoria em que venceu: Melhor Roteiro de Filme
- Onde assistir: Netflix
Soul
Integrando o hall de animações da Pixar que reúnem adultos e crianças em frente às telas, aos moldes de Viva — A Vida é Uma Festa, Soul movimentou os espectadores desde seu lançamento. O filme narra a história de Joe, um professor de música do Ensino Médio apaixonado por jazz, que descobre o real sentido de sua vida quando viaja a uma outra realidade para ajudar outra pessoa a encontrar sua paixão.
- Número de vitórias: 2
- Categorias em que venceu: Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora
- Onde assistir: Disney+
Borat: Fita de Cinema Seguinte
Sequência do sucesso de 2006, Borat volta a misturar humor escrachado e críticas contundentes à sociedade americana. Acompanhado de sua filha Tutar (Maria Bakalova), o repórter cazaque volta aos Estados Unidos em uma missão para aproximar seu presidente de Donald Trump.
- Número de vitórias: 2
- Categorias em que venceu: Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical (Sacha Baron Cohen)
- Onde assistir: Amazon Prime Video
A Voz Suprema do Blues
Drama dirigido por George C. Wolfe e escrito por Ruben Santiago-Hudson, A Voz Suprema do Blues é baseado na peça homônima de August Wilson. O enredo acompanha Ma Rainey (Viola Davis), uma das primeiras cantoras afro-americanas profissionais de blues, em uma sessão de gravação mergulhada em tensões entre seu ambicioso trompista Levee (Chadwick Boseman) e a gerência branca, que está determinada a controlar a "Mãe do Blues". O filme foi o último estrelado por Boseman (Pantera Negra), que morreu em 2020 em decorrência de um câncer de cólon.
- Número de vitórias: 1
- Categoria em que venceu: Melhor Ator em Filme de Drama (Chadwick Boseman)
- Onde assistir: Netflix
Judas e o Messias Negro
Com Daniel Kaluuya (Corra e Pantera Negra) como o vice-presidente do Partido dos Panteras Negras, Fred Hampton, assassinado aos 21 anos a mando do FBI, o longa conta parte da história da organização afro-americana revolucionária e do plano do governo dos EUA para silenciar o movimento negro insurgente. Tudo se desenrola quando, preso pela polícia, o criminoso William O'Neal (Lakeith Stanfield) recebe uma proposta do FBI para se infiltrar nos Panteras Negras e fornecer informações sobre Hampton ao FBI — e aceita, em troca de sua liberdade. Infiltrado no partido, à medida em que a mensagem ardente de Hampton o atrai, O'Neal também não pode escapar da trajetória mortal de sua traição final, que culminará na morte do líder dos Panteras.
- Número de vitórias: 1
- Categoria em que venceu: Melhor Ator Coadjuvante em Filme (Daniel Kaluuya)
- Onde assistir: estreou nos cinemas brasileiros em 25 de fevereiro. Nos EUA, está disponível no HBO Max, plataforma que deve chegar ao Brasil no mês de junho.
Eu Me Importo
Drama cômico com ares de suspense, Eu Me Importo é escrito e dirigido por J Blakeson. Estrelado por Rosamund Pike, Peter Dinklage, Eiza González, Chris Messina e Dianne Wiest, o filme teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto, em setembro de 2020. Na trama, Marla Grayson (Rosamund Pike) é uma renomada guardiã legal que gosta de se relacionar com pessoas idosas e ricas. Quando pensa ter encontrado uma nova vítima perfeita, descobre que ela guarda segredos perigosos. Com base nisso, Marla vai ter de usar toda sua astúcia se quiser continuar viva.
- Número de vitórias: 1
- Categoria em que venceu: Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical (Rosamund Pike)
- Onde assistir: Netflix
Rosa e Momo
Drama italiano de 2020 dirigido por Edoardo Ponti, Rosa e Momo é baseado no romance La Vie Devant Soi, de Romain Gary. Estrelado por Sophia Loren, Ibrahima Gueye e Abril Zamora, o filme acompanha Madame Rosa (Loren), uma sobrevivente do Holocausto que decide acolher uma criança de 12 anos que a havia assaltado recentemente.
- Número de vitórias: 1
- Categoria em que venceu: Melhor Canção em Filme (Io Sí [Seen])
- Onde assistir: Netflix
Televisão
The Crown
Ambientada nos anos 1980, a quarta temporada de The Crown retrata o conturbado relacionamento entre a princesa Diana (Emma Corrin) e o príncipe Charles (Josh O'Connor). No mesmo período, a série apresenta também a chegada de Margaret Thatcher (Gillian Anderson) ao cargo de primeira-ministra, entrando em choque com Elizabeth II (Olivia Colman).
- Número de vitórias: 4
- Categorias em que venceu: Melhor Série de Drama, Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama (Gillian Anderson), Melhor Atriz em Série de Drama (Emma Corrin), Melhor Ator em Série de Drama (Josh O'Connor)
- Onde assistir: Netflix
O Gambito da Rainha
Sucesso da Netflix, a série narra a história de Elizabeth Harmon, uma jovem órfã que, na década de 1950, torna-se um prodígio do xadrez ainda aos oito anos de idade. Ao longo dos anos, a jornada de Beth é marcada pelo sucesso nos tabuleiros, que se contrapõe a traumas e vícios autodestrutivos.
- Número de vitórias: 2
- Categorias em que venceu: Melhor Minissérie ou Filme Para a TV e Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV (Anya Taylor-Joy)
- Onde assistir: Netflix
Schitt's Creek
Produção canadense, a série de comédia criada por Eugene Levy e seu filho, Dan Levy, fala sobre uma família rica que vai à falência. Ela se muda, então, para Schitt's Creek, uma cidade pequena comprada pelo patriarca Johnny Rose e o único bem que restou. A sexta e última temporada da atração foi ao ar em 2020.
- Número de vitórias: 2
- Categorias em que venceu: Melhor Série de Comédia ou Musical e Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical (Catherine O'Hara)
- Onde assistir: na TV, pelo canal pago Comedy Central. Também está disponível no NOW.
Ted Lasso
Estrelada por Jason Sudeikis, a série de comédia narra a história de um treinador americano de futebol que viaja ao Reino Unido para treinar um time inglês em decadência. A produção chama atenção também por sua origem: Sudeikis viveu o personagem, até então inexistente, em um comercial de TV encomendado pela NBC Sports, a fim de divulgar a Premier League. A campanha deu tão certo que o que era para ser apenas uma propaganda televisiva, acabou virando um seriado premiado.
- Número de vitórias: 1
- Categoria em que venceu: Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical (Jason Sudeikis)
- Onde assistir: Apple TV+
Small Axe
Dirigida por Steve McQueen, primeiro cineasta negro a levar o Oscar de Melhor Filme por 12 Anos de Escravidão, a antologia reúne cinco histórias independentes entre si sobre a tensão racial no Reino Unido na segunda metade do século 20. No elenco, há nomes como John Boyega (Star Wars), Letitia Wright (Pantera Negra), Malachi Kirby (Black Mirror), Michael Ward (The Old Guard) e Alex Jennings (The Crown).
- Número de vitórias: 1
- Categoria em que venceu: Melhor Ator Coadjuvante em Série (John Boyega)
- Onde assistir: Globoplay
I Know This Much is True
Adaptação do livro de Wally Lamb, I Know This Much is True acompanha a jornada de dois irmãos gêmeos vividos por Mark Ruffalo. Dominic é um pintor divorciado que, após enfrentar anos difíceis, precisa tomar conta do seu irmão gêmeo Thomas, que sofre de esquizofrenia paranoide, e tenta tirá-lo de uma instituição psiquiátrica.
- Número de vitórias: 1
- Categoria em que venceu: Melhor Ator em Minissérie ou Filme para TV (Mark Fuffalo)
- Onde assistir: HBO Go
Para ficar de olho: produções ainda não disponíveis no Brasil
Nomadland
O filme é estrelado por Frances McDormand, vencedora de duas estatuetas de melhor atriz, por Fargo, em 1997, e Três Anúncios para Um Crime, em 2018. Na trama, Frances vive uma nômade que cai na estrada após perder o marido e o emprego, durante a crise econômica de 2008. Drama dirigido pela cineasta chinesa Chloé Zhao (que também poderá ser vista no comando de Os Eternos, da Marvel), Nomadland despontou nas premiações. Venceu o Leão de Ouro, principal prêmio do Festival de Veneza, em 2020. No Festival de Toronto do ano passado, abocanhou o People's Choice Awards, honraria máxima do evento canadense.
- Número de vitórias: 2
- Categoria em que venceu: Melhor Direção em Filme (Chloé Zhao) e Melhor Filme de Drama
- Onde assistir: ainda não há data para a estreia no Brasil. Nos EUA, o filme está disponível na plataforma Hulu.
The Mauritanian
Baseado em fatos reais, o drama jurídico retrata a luta por liberdade de Salahi (Tahar Rahim), um homem que permaneceu durante anos preso injustamente pelo governo norte-americano, apesar da falta de provas que o condenassem. No elenco, o destaque vai para Jodie Foster, vencedora do Oscar de Melhor Atriz por trabalhos em O Silêncio dos Inocentes, Acusados e Nell.
- Número de vitórias: 1
- Categoria em que venceu: Melhor Atriz Coadjuvante em Filme (Jodie Foster)
- Onde assistir: ainda não há data para a estreia no Brasil. Nos EUA, o filme estreou em 19 de fevereiro.
Estados Unidos vs Billie Holiday
Adaptado da obra Chasing the Scream, de Johann Hari, o filme narra a trajetória de Billie Holiday (Andra Day), um dos maiores nomes do jazz estadunidense. Na trama biográfica, é abordada a investigação secreta encabeçada pelo governo norte-americano a respeito do suposto envolvimento da estrela com drogas.
- Número de vitórias: 1
- Categoria em que venceu: Melhor Atriz em Filme de Drama (Andra Day)
- Onde assistir: ainda não há data para a estreia no Brasil. Nos EUA, o filme está disponível na plataforma Hulu.
Minari — Em Busca da Felicidade
Escrito e dirigido por Lee Isaac Chung, o filme conta a história de uma família de ascendência sul-coreana que se muda para uma fazenda no Arkansas, nos Estados Unidos. Em um país diferente do seu, o pequeno David (Alan S. Kim), sete anos, tem dificuldades para se adaptar. Enquanto isso, Jacob (Steven Yeun), decidido a criar uma fazenda em solo inexplorado, arrisca suas finanças, seu casamento e a estabilidade de toda a família.
- Número de vitórias: 1
- Categoria em que venceu: Melhor Filme em Língua Estrangeira
- Onde assistir: ainda não há data para a estreia no Brasil.