Depois de fazer sucesso nos livros e em dois filmes, a história de amor entre Lara Jean e Peter Kavinsky chegou a um desfecho. Disponível a partir desta sexta-feira (12) na Netflix, Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre é o último filme da trilogia baseada na obra de Jenny Han. Desta vez, o casal — interpretado por Lana Condor e Noah Centineo — está no último ano do Ensino Médio e precisa enfrentar duras decisões com a chegada da faculdade.
— Lara Jean é estimulada pelo potencial de viver na cidade de Nova York, enquanto Peter está lutando com o relacionamento tenso com seu pai. Eles não estão preocupados com o quanto se amam ou o quanto querem estar juntos, mas se suas necessidades pessoais podem ou não ser atendidas no relacionamento — explica o diretor Michael Fimognari no material de divulgação.
Mesmo se tratando de uma comédia romântica juvenil, o longa é especialmente focado em Lara. A personagem fantasia faculdade, casamento e filhos ao lado de Peter, mas acaba se vendo dividida entre estar perto ou a 5 mil quilômetros de seu amor. Ao longo de sua jornada, ela precisa aprender a seguir sua própria intuição e decidir por si.
— Ela está fazendo escolhas sobre a faculdade e se libertando da noção de que sua felicidade está ligada a Peter — aponta o cineasta.
O humor da obra também está diferente. No primeiro longa (Para Todos os Garotos que Já Amei, de 2018), buscou-se dar um tom mais fantasioso, enquanto o segundo (Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você, de 2020) tratava o tema da vulnerabilidade. Agora, o filme que encerra a saga aborda o mundo de maneira mais madura e realista.
— Agora e Para Sempre é sobre Lara Jean ouvindo a si mesma, sendo decisiva, confiando em suas escolhas e comunicando essas escolhas a Peter — diz Fimognari. — Lara Jean, como o centro desse universo, está amadurecendo conforme ela experimenta, e a expressão cinematográfica amadurece com ela. Há menos fantasia em favor de aventuras mais estimulantes da vida real.
Pandemia
Como é de costume, o filme reserva algumas surpresas. Assim como no primeiro título, Jenny Han aparece em uma das cenas como diretora do colégio de Lara e Peter. Além disso, a sequência da formatura, gravada em um único dia, acabou sendo a primeira e até mesmo a única que algumas pessoas no elenco tiveram, diante da crise sanitária que se seguiu no ano de 2020.
— O que torna isso tão importante agora é que Agora e Para Sempre se tornou uma carta de amor não intencional para tantas pessoas que tiveram que desistir dessas coisas, que tiveram que adiar seus casamentos, sacrificar seus bailes de formatura e celebrações de formatura. Queremos que as pessoas sintam a alegria da formatura, de ir a uma festa em um terraço em Nova York e talvez dar a elas a chance de rir, sorrir e chorar um pouco sobre como a vida costumava ser e como será novamente em breve — afirma o diretor.
Além de Centineo e Condor, estão no elenco Janel Parrish, Anna Cathcart, Ross Butler, Madeleine Arthur, Emilija Baranac, Trezzo Mahoro, Sarayu Blue e John Corbett. A produção é de Matt Kaplan, que trabalhou nas obras anteriores da franquia.