Quatro bairros de Porto Alegre tiveram seus prédios iluminados com projeções de filmes na noite desta sexta-feira (11). Batizado de Cine Esquema Novo de Janelas Abertas, o evento ocorreu de maneira global: ao todo, sete filmes nacionais foram exibidos desta maneira em 16 cidades de 10 países, a partir das 20h30min.
O evento, produzido pelo Cine Esquema Novo (CEN), vem na esteira da impossibilidade de se ocupar espaços culturais em meio à pandemia. A proposta visava que as pessoas pudessem conferir das janelas de suas casas a seleção de obras produzidas entre 2003 e 2020, que abordam o tema Liberdade.
A reportagem de GZH percorreu alguns dos pontos onde as obras foram exibidas na capital gaúcha. Na Rua dos Andradas, algumas pessoas que frequentavam um bar em frente ao local ficaram curiosas e decidiram assistir ao primeiro filme da mostra; contudo, assim que o estabelecimento aproximava-se do horário de fechar, foram embora. Já na Riachuelo, a projeção na parede do Theatro São Pedro não chamou a atenção, e ninguém estava no local ou observava pela janela de casa. Em outros dois endereços — Duque de Caxias e José do Patrocínio — não foi encontrado o local da projeção, e os porteiros dos prédios relataram não terem visto nenhuma exibição.
Em sequência, foram exibidas as videoperformances Alvorada (2014), de Luiz Roque; Intervenção Jah (2019), de Welket Bungué e Daniel Santos; Tapete Mágico (2006), de Gustavo Jahn; Preparação para Exercício Aéreo: A Montanha (2016), de Rubiane Maia e Manuel Vason; O Sol Nascerá (2020), de Denilson Baniwa; Prólogo/Monolito (2003), de Renato Heuser; e Me Gritaram Negra (2019), de Anne Magalhães.
Além da capital gaúcha, integram o projeto no Brasil as cidades de Uruguaiana, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Porto Velho. No Exterior, os filmes serão exibidos em Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai), Bogotá e Cachipay (Colômbia), Portland (Estados Unidos), Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugal), Amsterdã (Holanda), Berlim (Alemanha) e Brno (República Tcheca).