Um dos filmes mais comentados em meio à pandemia, Contágio (2011) pode ganhar uma sequência. A novidade foi revelada pelo próprio diretor do longa-metragem, Steven Soderbergh, em entrevista ao podcast Happy Sad Confused. As informações são do portal Indie Wire.
De acordo com o relato do cineasta, o novo projeto dele com o roteirista Scott Burns, que assinou o roteiro de Contágio, será uma "sequência filosófica" ao filme de 2011 e não uma continuação direta:
— Estou desenvolvendo um projeto com Scott Burns que é uma espécie de sequência filosófica de Contágio, mas em um contexto diferente — contou Soderbergh. — Será possível perceber que os dois são muito parecidos, mas com "cores de cabelo muito diferentes".
Inspirado em outro surto de coronavírus, o da sars no início dos anos 2000, Contágio voltou a fazer sucesso no início da pandemia por conta das semelhanças com o momento atual, chegando a ser um dos filmes mais assistidos em plataformas de streaming.
Mesmo à época do lançamento, o filme já era reconhecido por sua verossimilhança, uma vez que consultores científicos participaram da produção. Questões como o tratamento da doença pela mídia, notícias falsas e o comportamento dos governos fazem parte da trama, que também aborda a busca por uma vacina.