Admiradores do cinema argentino têm uma boa opção de programa em cartaz nas salas que retomam gradualmente as atividades em Porto Alegre. O Roubo do Século, dirigido por Alex Winograd, reconstitui com pitadas de humor o planejamento e a execução de um assalto a banco que entrou para a história da Argentina por sua ousadia e engenhosidade — é a versão real de um tema que a ficção costuma explorar, por exemplo, na badalada série espanhola La Casa de Papel.
O grande golpe se deu em 2006, teve como cenário a cidade de Acassuso, próxima de Buenos Aires, e foi arquitetado por um grupo bastante heterogêneo de tipos aparentemente insuspeitos. E tão inusitado quanto o assalto foram seus desdobramentos, que até hoje alimentam a crônica policial local.
Sucesso de público na Argentina, onde estreou em janeiro passado, O Roubo do Século teve seu lançamento no Brasil, em março, cancelado pela pandemia de coronavírus. O elenco traz nomes conhecidos, com destaque para Guillermo Francella, de filmes como O Segredo dos Seus Olhos, O Clã e Minha Obra Prima.
Confira o trailer de O Roubo do Século.