Mais uma versão de Sherlock Holmes chega ao público com a estreia de Enola Holmes nesta quarta-feira (23), pela Netflix. No filme de Harry Bradbeer, é verdade, o foco está longe do célebre detetive britânico, que se torna apenas um coadjuvante nas aventuras de sua irmã caçula (Enola, interpretada por Millie Bobby Brown).
Mesmo em papel secundário, a missão de dar vida a Sherlock não foi subestimada. Cabe a Henry Cavill — o Super-Homem dos cinemas e Witcher da Netflix — interpretar o investigador. Ele se une, assim, a uma longa lista de atores que viveram Holmes nas telas, que inclui nomes como Robert Downey Jr., Benedict Cumberbatch e Ian McKellen.
A seguir, relembre outras adaptações dos trabalhos de Sir Arthur Conan Doyle e onde conferir as produções.
Sherlock (2010 - 2017)
Ironia, inteligência e grandes doses de dedução: tudo isso pode ser esperado de Sherlock da BBC. A série, de quatro temporadas, mas poucos episódios (são apenas 13), traz as tramas de Conan Doyle para a Londres do século 21. A produção de Mark Gatiss e Steven Moffat não apenas tem qualidade de cinema, como um elenco digno de Hollywood: Benedict Cumberbatch interpreta o detetive do título, enquanto Martin Freeman é seu fiel escudeiro, o médico John Watson. Disponível na Netflix.
Elementary (2012 - 2019)
Aqui o detetive mais famoso na Inglaterra também está dando as caras nos tempos modernos, mas abandona sua Londres por Nova York, nos Estados Unidos. O grande impacto de Elementary, no entanto, foi transformar Watson em uma mulher: é Lucy Liu quem interpreta a parceira de Holmes, vivido por Jonny Lee Miller. Com sete temporadas longas (são 154 episódios), a produção segue o ritmo tradicional dos seriados policiais norte-americanos. Disponível no Amazon Prime Video.
Sherlock Holmes (2009 e 2011)
Logo depois de retornar aos holofotes com Homem de Ferro (2008), o ator Robert Downey Jr. deu vida a Sherlock Holmes nos cinemas. E é justamente nesta versão, assinada por Guy Ritchie, que o detetive ganha ares de um super-herói na Inglaterra vitoriana. Movido a cenas de ação e grandes doses de humor, o filme ganhou uma continuação em 2011 com O Jogo de Sombras. Nas duas produções, cabe a Jude Law o papel de um Watson que busca trazer um pouco de sensatez à vida de Holmes. Ambos os filmes estão disponíveis na HBO Go.
Sr. Sherlock Holmes (2015)
Outro grande ator que interpretou Holmes foi Ian McKellen. No longa-metragem Sr. Sherlock Holmes, de Bill Condon, um novo ângulo da vida do detetive é abordado. A trama se passa em 1947 e mostra Holmes com 93 anos, aposentado e vivendo em uma casa no litoral com sua governanta, Mrs. Munro (Laura Linney), e o filho dela, Roger (Milo Parker). Sherlock tem de lidar com as dificuldades impostas pela idade, mas continua obcecado por um caso sem solução, que o desafiou por toda a vida. Disponível para locação no YouTube Movies.
O Enigma da Pirâmide (1985)
Dos últimos anos ao início de tudo. O Enigma da Pirâmide, no original Young Sherlock Holmes, imagina como teria sido a juventude de Holmes. Ainda na adolescência, o futuro detetive conhece seu companheiro de aventuras, Watson, e juntos eles investigam misteriosos assassinatos. Nicholas Rowe interpreta Sherlock e Alan Cox, Watson. O filme é de Barry Levinson, com roteiro de Chris Columbus (que mais tarde se inspiraria nesta obra para adaptar Harry Potter aos cinemas). Disponível no Telecine Play.