Novas aventuras da família Holmes chegam à Netflix nesta quarta-feira (23). Desta vez, no entanto, não é o detetive Sherlock que está no centro do palco, mas sim sua irmã mais nova: estreia na plataforma de streaming o filme Enola Holmes, de Harry Bradbeer. Quem dá vida à personagem-título é Millie Bobby Brown, famosa graças ao seu papel de Eleven em Stranger Things.
Na Inglaterra de 1884, Enola é uma jovem como nenhuma outra. Criada pela mãe para ser livre, inteligente e até traiçoeira, ela não se encaixa nos padrões da era vitoriana para uma jovem mulher. Treinada em artes marciais, não em bordado, ela desafia todas as normas apenas por ser quem é.
— Eu quis interpretar Enola porque admiro sua força, sua energia, sua coragem para entrar no mundo real, apesar do quão assustador isso na realidade é — comenta Millie em um dos vídeos de divulgação do filme.
Os produtores da obra ainda adicionaram elementos historicamente acurados da luta sufragista, mostrando Enola e sua mãe como parte das mulheres pioneiras do movimento feminista, lutando por igualdade e liberdade.
— Ela desafia a sociedade. Ela trabalha com subterfúgio, com códigos secretos. Ela é uma revolucionária — destaca Nancy Springer, autora da coleção de livros sobre Enola Holmes, que inspiraram o filme.
Elenco de peso
Além do fascínio do público com Millie Bobby Brown e a nova roupagem feminista às aventuras de detetive, o filme de Enola tem outro ingrediente para atrair o público: um elenco estelar. A mãe dela, para começar, é interpretada por Helena Bonham Carter — de filmes como Sweeney Todd, Alice no País das Maravilhas, Cinderela e da franquia Harry Potter.
Seus irmãos mais velhos também são para lá de conhecidos. Mycroft é interpretado por Sam Clafin, de Jogos Vorazes e Como Eu Era Antes de Você. Já o famoso Sherlock Holmes é ninguém menos que Henry Cavill, o Super-Homem da DC, que também estrela The Witcher na Netflix.
O nome de Holmes, inclusive, pode ser visto como outro fator que dá fôlego à Enola. As adaptações do detetive britânico seguem a todo o vapor nos últimos anos, com a produção de séries como Elementary (2012—2019), com Jonny Lee Miller e Lucy Liu; a premiada e elogiada Sherlock (2010—2017), da BBC, com Benedict Cumberbatch e Martin Freeman; e a franquia Sherlock Holmes (2009 e 2011), com Robert Downey Jr e Jude Law.