A atriz Leticia Sabatella lamentou sua participação no filme Flordelis - Basta uma Palavra para Mudar, que conta a história da pastora e deputada, atualmente denunciada como a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo.
Lançado em 2009, o longa reuniu estrelas como Alinne Moraes, Cauã Reymond, Reynaldo Gianechinni e Deborah Secco. Em entrevista ao Uol, Leticia contou que o encontro com Flordelis foi breve e diz que caiu em uma armadilha.
— Fui levada pelo meu empresário na época (a fazer o filme). De fato, todos fomos participar de uma ação beneficente — disse a atriz, lembrando que os atores não receberam cachê pela produção, já que o objetivo era divulgar o trabalho da pastora. — Foi muito rápido o contato com ela. A conheci no mesmo dia. Havia muitas crianças. Enfim, um engodo gigante.
Leticia também criticou a autopromoção por parte de Flordelis e disse que tirou uma lição desse trabalho.
— Um crime como este... Horrível. Aprendi com o tempo a ter mais cautela com quem ostenta tanto a sua autopromoção, beirando a divindade. Lamento demais pelas vítimas destes lobos em pele de cordeiro.
Flordelis — Basta uma palavra para mudar foca na relação da então cantora com os jovens vulneráveis que ela acolheu. O filme mescla cenas de ficção com depoimentos interpretados pelos atores, na pele dos filhos adotivos de Flordelis, que aparece como uma mãe amorosa.
Leticia, no entanto, não é a primeira pessoa a lamentar sua participação na produção. Na terça-feira (25), o diretor Marco Antônio Ferraz se disse arrependido e chocado.
— Me arrependo. Se fosse hoje, jamais teria feito esse filme. Não sou cineasta. Sou um contador de histórias, e o que contei foi uma mentira diante dos fatos que conhecemos agora. Estou dilacerado, me sinto enganado. É como se não pudesse confiar em ninguém — disse ao jornal Extra.
O ator Thiago Martins também desabafou sobre ter feito parte da produção. Ao Uol, ele afirmou:
— Sei o quanto uma ajuda e um carinho são importantes. Fiquei muito triste e decepcionado. Espero que a justiça seja feita e que ela pague pelo seu erro, uma pena apagar toda admiração e respeito que tinha por ela.
A deputada federal Flordelis (PSD-RJ) foi alvo de um mandado de prisão na segunda (24). Outras 10 pessoas foram indiciadas, entre elas membros da família da pastora – que tem 51 filhos adotivos e quatro biológicos. Por ter foro privilegiado, no entanto, Flordelis não foi presa.