Estrelado pelos irmãos Marlon e Shawn Wayans, As Branquelas é um sucesso da Sessão da Tarde e ganha transmissão, mais uma vez, a partir das 14h55min desta quarta-feira (19), na RBS TV. O filme é uma sátira aos modos de vida da alta sociedade americana e, no fim das contas, garante boas risadas.
Na trama, Marcus e Kevin Copeland são dois agentes do FBI que, em crise dentro da agência de segurança, oferecem-se para escoltar as irmãs Brittany e Tiffany Wilson até o Hampton, destino de férias de ricos e famosos. No caminho, um problema: os dois policiais batem o carro e as patricinhas ficam com marcas nos rostos. Mesmo com maquiagens, recusam-se a ir para o local.
Sem opção, os irmãos Copeland recrutam uma equipe para disfarçá-los como a dupla de loiras. Ao chegar no resort, os dois precisam fingir naturalidade, sendo obrigados a fazer compras com as amigas e a participar de leilões e jantares finos.
GaúchaZH listou os principais motivos que tornam o filme tão amado pelo público — e que o faz ser revisto tantas vezes. Confira:
Sem medo de ser ridículo
Um dos segredos do sucesso da comédia é a sua falta do senso de ridículo. Ao bater o olho na versão disfarçada de Kevin e Marcus, qualquer pessoa perceberia que a dupla é uma farsa, e por isso o filme é tão engraçado. Os personagens conversam, vão ao banheiro, visitam a praia e convivem normalmente, parecendo até um teatro forçado em alguns momentos.
Personagens secundários
Os personagens secundários de As Branquelas também são relevantes. Um dos maiores destaques do elenco é Latrell Spencer (Terry Crews), um jogador de basquete que se apaixona por Tiffany (no caso, Marcus). Ele corre atrás da socialite, leva a moça para jantares caros e até encara a pista de dança.
Música pop
Em uma das cenas, antes de Latrell levar a "loira" para jantar, ele revela que ama A Thousand Miles, canção icônica de Vanessa Carlton, e dubla a canção antes de dirigir. A faixa de Vanessa, inclusive, é um dos destaques da trilha do filme.
Outra cena marcante da comédia é uma batalha na pista de dança das irmãs Wilson contra suas rivais, as irmãs Vandergeld. As odiadas até mandam bem na coreografia de Crazy in Love, de Beyoncé, mas são derrotadas logo em seguida. As protagonistas causam alvoroço na pista de dança ao apresentarem os passos perfeitos da faixa de hip-hop It's Tricky, de RUN-DMC. Reveja:
Memes
Mesmo 15 anos depois de seu lançamento nos cinemas, As Branquelas tem cenas que costumam ser compartilhadas no Twitter. As caras das falsas irmãs Wilson e frases sobre o comportamento feminino sempre são lembradas por usuários de todo mundo. Basta o longa-metragem ser exibido na TV para o público recordar as sacadas.
Vida de mulher
Muitos homens não sabem como deve ser a vida de uma mulher. Das compras ao grupo de amigas, Marcus e Kevin nitidamente não imaginavam quais tarefas teriam naquele final de semana. Por isso, As Branquelas ganha um ar divertido ao mostrar como as mulheres refletem sobre relacionamentos e estilo de vida. É, literalmente, colocar-se no lugar do outro.
Piadas
Além disso, o roteiro reúne uma série de piadas que, em 2020, são consideradas inapropriadas, já que incluem gordofobia, por exemplo. Mesmo assim, os internautas gostam de relembrar trechos da batalha de indiretas entre as Vandergeld e as Wilson (confira abaixo).
Dublagem no Brasil
Por aqui, as vozes das irmãs Wilson são claramente feitas por dois homens imitando mulheres — em alguns momentos, o riso fica solto por soar forçado. No decorrer do filme, já que o roteiro se apropria de famosos dos EUA, a dublagem no Brasil utiliza de personalidades nacionais. Por exemplo, quando uma das amigas está em um provador de roupas, Brittany grita:
— Vou chamar alguém para te ajudar. Hebe Camargo, gracinha, cadê você?.